Vai começar a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images


Vai começar a fase de grupos da maior competição de clubes do planeta. A Liga dos Campeões chega no seu estágio primário mais interessante com chaveamentos interessantes e um grupo da morte com três campeões na mesma chave. Nesta terça, rola a bola para o início do estágio que começa a definir os caminhos de quem poderá ou não sonhar com a conquista da "orelhuda". Neste texto, uma pequena análise de cada grupo da competição.

Grupo A - Ajax, Liverpool, Napoli e Glasgow Rangers: pelos nomes seria mais um grupo da morte, mas mesmo sem ser promete uma disputa interessante. Muito distante do time que quase ganhou tudo na última temporada, o Liverpool parece sofrer de uma espécie de Burnout com relação ao físico e mental. Com isso, um tropeço dos Reds num grupo desse pode complicar sua situação. O Napoli possuí uma equipe bem competente e o Ajax, por mais que vendeu quase todo o time de 2019, ainda é uma grande força. Se espera que o time de Klopp passe, mas para que isso aconteça o time precisa voltar aos trilhos.

Grupo B - Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Brugge e Porto: nesta chave existe um claro favoritismo do time espanhol, que é o mais forte da chave e não deve ter dificuldades para se classificar para o mata-mata. A segunda vaga promete causar uma boa disputa entre o Leverkusen e o Porto, já que ambos possuem ótimos valores e os portugueses, principalmente, vem dando trabalho nos últimos tempos. o tradicional Brugge, sem De Kaetalare, vendido ao Milan deve ficar pelo caminho em meio a essa briga.

Grupo C - Barcelona, Internazionale, Bayern e Viktoria Pilzen: eis então o grupo da morte. Nesta chave, histórias se cruzam de maneiras interessantes. A Inter eliminou Barça (semis) e Bayern (final) na campanha de seu título à 12 anos atrás, os alemães já trituraram e foram triturados pelo Barcelona, além de serem protagonistas do pior placar do time espanhol em sua história europeia. Atualmente, o grupo promete um teste de fogo para a reconstrução dos Culés, já que o Bayern desponta como favorito e a Inter, mesmo tropeçando, é hoje um projeto de um time mais concreto. Pena do Viktoria Pilzen, que entrará como o saco de pancada da festa (pelo menos na teoria).

Grupo D - Frankfurt, Olympique de Marseille, Sporting e Tottenham: esta chave propõe o entretenimento mais interessante da fase de grupos. O Tottenham é claro favorito e deve fisgar a liderança sem muita dificuldade pelos nomes e pelo futebol que joga. Daí, a disputa da segunda vaga é completamente aberta. Tanto o Sporting, que tem bom time, quanto o Marseille, quanto o campeão da Europa League Frankfurt podem chegar e não é sequer razoável apontar algum favoritismo, posto que ele não existe.

Grupo E - Chelsea, Dínamo Zagreb, Milan e Red Bull Salzburg: aqui existem dois favoritos claros que são Milan e Chelsea, nesta precisa ordem. Outrora morto, o Milan, atual campeão italiano, joga um futebol cada vez mais condizente com seu histórico e por isso se torna favorito a liderança, já que o Chelsea ainda não se encontrou, mas não deve passar dificuldades com o Salzburg e com o Zagreb, que correm bastante por fora sem grandes chances, verdade seja dita. 

Grupo F - Celtic, Red Bull Leipzig, Real Madrid e Shaktar: o atual campeão Real Madrid, que cada vez joga um futebol mais brilhante, se baseando na melhora cada vez mais clara de Vinicius Júnior e Rodrygo, além é claro de Benzema, melhor jogador do mundo no momento é o favorito e deve passar com tranquilidade. A disputa pela segunda vaga, mais uma vez promete ser interessante, já que os outros três times tem condições plenas de conseguir a classificação, numa disputa que promete, ainda que o time ucraniano tenha a desvantagem de não poder jogar em casa.

Grupo G - Borussia Dortmund, Kobenhavn, Manchester City, Sevilla: um grupo que inicialmente não chama tanto a atenção, mas numa segunda análise pode prometer problemas. O Manchester City de Guardiola terá que jogar na ponta dos cascos para não se complicar com tropeços, já que tanto o Sevilla quanto o Dortmund possuem condições de classificar, tendo o time espanhol certo favoritismo pelos bons jogadores que possuí, apesar de Jude Bellingham no time alemão. Apesar de favorito, o campeão inglês terá de jogar bola.


Grupo H - Benfica, Juventus, Maccabi Haifa e PSG: outro grupo com uma disputa interessante para um dos candidatos ao título. O PSG entrou na temporada jogando um belíssimo futebol e possuí um Neymar que parece em estado de graça, entrando como favorito na chave. Do outro lado, porém, uma tradicionalíssima e forte Juventus, agora com Vlahovic, promete desafiar o Paris. Correndo por fora, o Benfica pode, comendo pelas beiradas, deixar mais um favorito pelo caminho como fez na edição passada e o Maccabi Haifa terá de jogar muito para conseguir pontuar. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações