Ronaldo Fenômeno e sua passagem goleadora no PSV da Holanda

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Ronaldo no PSV

Um dos maiores jogadores da história do futebol mundial completa 46 anos hoje. Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo, Ronaldo Fenômeno ou simplesmente Fenômeno, nasceu no dia 22 de setembro de 1976, no Rio de Janeiro, e se tornou um dos maiores atacantes da história. Na Europa, essa história começou no PSV.

O atacante começou muito jovem, logo aos 16 anos já estava estreando na equipe profissional do Cruzeiro, clube no qual foi revelado. Ronaldo decidia os jogos para a Raposa e se destacava mundialmente. Já tinham várias equipes de olho no garoto e tentando a sua contratação.

No meio da temporada de 1994, após a Copa do Mundo, onde Ronaldo, apesar de não ter entrado em campo, foi campeão com a Seleção Brasileira, quando abre o mercado da bola europeia, o PSV da Holanda teve que desembolsar 6 milhões de dólares para contratar o atacante brasileiro. Pensando no valor podemos achar pouco para o que vemos atualmente, mas na época era um altíssimo valor.

O atacante chegou na Holanda com apenas 18 anos e com uma expectativas, já que havia disputado a Copa do Mundo de 1994, desbancando o experiente atacante Evair. Todos estavam de olhos no jovem, pois ele tinha tudo para brilhar e ser uma estrela mundial.

Ronaldo foi se adaptando com tranquilidade ao país e ao jeito de sua equipe jogar, tanto que se tornou titular da equipe rapidamente. O único problema era que ele não falava a língua e isso acabou o prejudicando um pouco na adaptação, mas mesmo assim fez sucesso.

Porém, o seu sucesso não agradava a todos, inclusive a mídia local, que acabou criando um “rival”, que era dois meses mais velho para ver quem atuava mais. O jogador era o Patrick Kluivert, do Ajax, mas não deu para o atacante holandês, pois Fenômeno era de outro planeta.

O atacante brasileiro terminou o campeonato nacional daquele ano com 30 gols, 12 gols a mais do que o holandês. Mesmo assim não foi o suficiente para ajudar sua equipe a ser campeão, o título acabou ficando com o rival Ajax, que também conquistou a Liga dos Campeões. O PSV acabou ficando em terceiro colocado.

Com o fim da temporada, alguns clubes continuaram sondando o atleta, pois seu alto rendimento só melhorava. A Inter de Milão ficou perto de contratar o jogador, mas acabou não conseguindo e ele permaneceu na equipe holandesa por mais uma temporada.

Na sua segunda e última temporada, algumas coisas começaram a dar errado para o atacante. O jogador teve sua carreira marcada por algumas lesões, principalmente no seu joelho, e tudo começou já no meio da temporada de 1995-96, quando ele teve que fazer uma cirurgia em fevereiro de 1996, após inflamação nos joelhos e calcificação no direito.

Os médicos recomendaram uma recuperação lenta, porém em abril o atacante já estava ficando à disposição, mas por enquanto ficava no banco da equipe. O técnico Dick Advocaat impôs uma reserva para Ronaldo, que por sua vez não gostou da atitude.


O atacante estava ficando cada vez mais bravo com as atitudes e na Final da Copa dos Países Baixos foi o pingo final na situação. O técnico colocou Ronaldo apenas nos últimos 15 minutos e já com o título praticamente ganho da competição.

Chegando ao final da temporada, o atacante foi convocado para as Olimpíadas de Verão de 1996 e depois não retornou mais à equipe holandesa. Por conta da situação, Ronaldo preferiu sair e aceitou a boa proposta do Barcelona. O Fenômeno deixou o PSV com altos mineiros, ele fez 57 jogos e 54 gols nas duas temporadas no clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações