Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Renato fez bons jogos pelo Fogão, mas teve saída conturbada do clube
Um dos maiores personagens dentro e fora de campo completa 60 anos hoje. Renato Portaluppi, mais conhecido como Renato Gaúcho, nasceu em Guaporé, no Rio de Janeiro, em 9 de setembro de 1962. O jogador é ídolo em alguns times do Brasil como o Flamengo e Grêmio, porém passou pelos outros times cariocas.
O atacante tem uma linda história do Flamengo, onde grande parte da torcida o adora, e também no Fluminense. Renato passou por alguns clubes no seu início de carreira, mostrando seu grande potencial, sendo um atacante veloz e matador, era um ponta direita que gerava medo nos adversários.
Além do seu grande futebol, o atacante tinha uma grande personalidade e falava muitas coisas em suas entrevistas, mas decidia dentro de campo. Em 1991, o jogador foi contratado pelo Botafogo, mas já tinha passagem pelo Grêmio, Flamengo e até mesmo no futebol europeu.
Porém logo quando chegou já foi emprestado para o Grêmio, mas em 1992 ele retornou ao Fogão. O atacante era muito diferente e decisivo, então logo se tornou titular da sua equipe, com ele no ataque a equipe carioca melhorou muito, sendo uma equipe mortal.
Renato chegou fazendo grandes jogos e se tornando destaque da equipe e do futebol brasileiro. O Botafogo, bancado pelo bicheiro Emil Pinheiro, montou um time forte para a principal competição nacional teve uma campanha ótima. A Estrela Solitária conseguiu se classificar com tranquilidade e também fez boas partidas na segunda fase. Em muitas delas, o atacante brilhou.
O Botafogo foi tão bem que conseguiu chegar a grande final, porém tinha um grande rival na decisão, o Flamengo. A equipe do Rubro Negro tinha um timaço, com jogadores diferenciados e ainda jovens, com um grande fôlego, então era uma grande final.
As duas equipes tinham ótimas campanhas e era difícil falar quem era o favorito, porém a final foi completamente diferente do que todos esperavam. O Flamengo acabou goleando a equipe do Botafogo por 3 a 0 e depois disso começou o caso conturbado de Renato na equipe.
Renato fez uma grande campanha junto com a equipe, porém depois do primeiro jogo da decisão, o atacante apareceu em um churrasco de comemoração dos jogadores do Flamengo. O churrasco foi feito por Gaúcho, atacante da equipe Rubro-negra.
A atitude do jogador, que alegou que era uma aposta com o amigo flamenguista, pegou muito mal no ambiente interno do clube e também para a torcida. Por conta disso, Renato não jogou o segundo jogo da final e deixou o clube carioca para atuar no Cruzeiro.
Polêmico !
ResponderExcluir