Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Raul Plassmann atuou no Cabuloso entre 1965 e 1978
Raul Guilherme Plassmann, ex-goleiro e grande ídolo do Cruzeiro, está completando 78 anos de idade nesta terça-feira, dia 27 de setembro de 2022. Ele atuou no Cabuloso da metade da década de 60 até o fim dos anos 70 e se tornou um dos grandes nomes do clube até os dias atuais, por tanto que fez em todo este tempo de serviços prestados.
Nascido em Antonina, cidade localizada no interior do estado do Paraná, Raul iniciou a sua trajetória jogando no Athletico Paranaense e depois passou por equipes como o maior rival do time rubro-negro Coritiba, São Paulo e o Nacional do Uruguai. Foi após defender o time da capital uruguaia, que o arqueiro rumou a Belo Horizonte em 65, para jogar no Cruzeiro.
Logo no seu primeiro ano na equipe, o guarda redes quebrou o padrão dos uniformes pretos para goleiros na época e passou a usar uma camisa amarela, já que a vestimenta que tinha no clube não servia para ele. A cor de seu fardamento acabou chamando muito a atenção e redeu várias críticas a ele.
Porém, a resposta veio dentro de campo, através de grandes atuações embaixo das três traves. Com o tempo, o uniforme deixou de ser um motivo de provocação de risos alheios e passou a ser considerado um talismã pela torcida cruzeirense, fazendo com que o goleiro nunca mais pudesse deixar de usar a camisa amarela nos jogos.
No time azul de Minas Gerais, disputou um total de 557 partidas pelo clube. Segundo o site cruzeiropedia.org, especializado em estatísticas de ex-atletas da Raposa, Raul Plassmann é o quinto jogador que mais vestiu a camisa do clube e também o segundo goleiro que mais jogou pelo Cruzeiro.
Depois do Cabuloso, o arqueiro ainda atuou no Flamengo, onde atuou de 1978 até 1983, ano em que encerrou a sua carreira de jogador de futebol profissional. Já aposentado continuou trabalhando no esporte e chegou a voltar a trabalhar nas categorias de base do time mineiro.
0 comentários:
Postar um comentário