O primeiro título inglês do Chelsea em 1955

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O time do Chelsea de 1955

O Chelsea Football Club é uma das maiores forças do futebol inglês nos dias atuais. Antes com Abrahmovic e hoje o americano Todd Boehly, os Blues possuem um dos maiores investimentos do futebol mundial e recentemente ganharam pela segunda vez a Liga dos Campeões, coisa que times de mais tradição desde muito tempo como o Arsenal nunca ganharam. Porém, muito antes da era endinheirada, o clube era apenas periférico no futebol inglês e apenas em 1955 conquistou seu primeiro título do Campeonato Inglês, na antiga First Division.

Até então, o Chelsea era um modesto clube que sequer tinha algum título em sua galeria. Os Blues tinham uma torcida bem fanática, algo aliás que era bem característico da equipe londrina ao longo da maior parte de sua história. Ao início daquela temporada, o time contava com algumas peças bem interessantes, como o lateral Ken Amstrong, Derek Saunders, Les Stubs e o matador Roy Bentley, que seria artilheiro do time, que era comandado por Ted Drake.

O Chelsea começou a temporada com um empate com o Leicester City em 1 a 1 fora de casa, vencendo na sequência Burnley e Bolton em casa. A sequência de resultados seguintes não foi lá grande coisa e os Blues tiveram um desempenho apenas mediano até o mês de outubro, chegando naquele período estando apenas na 12ª posição, muito longe do topo da tabela e de sequer sonhar com o primeiro título de sua história.

Porém, dali a frente o Chelsea, de certa forma, engrenou. Nos 25 jogos seguintes, o Chelsea perdeu apenas três vezes. As chaves para o título foram justamente as duas vitórias sobre o Wolverhampton, que foi o concorrente pelo título, por 4 a 3 em Molineux, no dia 4 de dezembro e 1 a 0 em Stanford Bridge já em abril, sob mais de 75 mil testemunhas que abarrotavam as arquibancadas do antigo estádio.


O título viria a ser conquistado duas rodadas depois, com uma vitória por 3 a 0 contra o Sheffield Wednesday em casa, com gols de Sillet, duas vezes e Parson. A campanha final foi de 20 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, com 81 gols feitos e até altos 57 sofridos. Uma campanha que parece até baixa, mas foi suficiente para que viesse o primeiro título da história dos Blues.

Este foi por muito tempo o único título inglês do Chelsea, situação que só viria a mudar na temporada 2004/2005, com a conquista já sob o comando de Mourinho, curiosamente já numa época onde os londrinos tinham outras grandes conquistas, como a Recopa Europeia e a FA Cup e a Copa da Liga. A lembrança da primeira conquista, porém, fica na história para sempre, já que ela mudou a trajetória do Chelsea naquele momento. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações