Foto: Arquivo
Sammer atuando no Dresden
Completando 55 anos neste dia 5 de setembro o meia Mattias Sammer foi durante os anos 1990 um dos principais jogadores de defesa do futebol alemão. Ídolo absoluto da torcida do Borussia Dortmund, o polivalente atleta, nascido em Dresden, na época parte da Alemanha Oriental, teve uma carreira de grandes momentos e ela já começou em grande estilo nos seus primeiros bons anos pelo Dynamo Dresden.
Sammer chegou as categorias de base do Dynamo ainda muito jovem em 1976 e menos de dez anos depois já estrearia pelo time principal. Começou sua carreira atuando mais a frente, como um jogador mais ofensivo e de cara se tornou um dos artilheiros do time, marcando incríveis 16 gols em sua temporada, em alguns momentos jogando até como atacante naquele primeiro biênio.
Seguiu como titularíssimo do time, que era um dos mais fortes da Oberliga, o campeonato de futebol da Alemanha Oriental. Apesar disso, o Dresden não conquistou o título nas duas temporadas seguintes. Sammer seguiu sendo um dos artilheiros e grandes destaques do torneio, sendo também o grande jogador da equipe, numa época onde dificilmente conseguiria sair devido ao fator da cortina de ferro.
As suas últimas duas temporadas em Dresden foram seus momentos mais marcantes pelo clube. Nas temporadas 1988/1989 e 1989/1990, o Dynamo não deu chance a nenhum dos concorrentes na Oberliga e conquistou os dois títulos em sequência, carimbando temporadas brilhantes, na temporada 1989/1990, que foi a última da Oberliga como o campeonato da ainda separada Alemanha Oriental, o Dresden também conquistou o título da Pokal, fechando a temporada com o doblete.
A partir da temporada 1990/1991, as equipes da Alemanha Oriental perderam muita força na Bundesliga e os jogadores passaram a ser observados por outras equipes. Depois de cinco anos no Dresden, Sammer acabou negociado com o Stuttgart, encerrando assim sua passagem pelo seu clube de juventude. No total, jogou 140 jogos com o clube, marcando 54 gols.
0 comentários:
Postar um comentário