Márcio Santos e sua passagem decepcionante no Ajax

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Márcio Santos chegou em um Ajax badalado, mas não foi bem na Holanda

Um dos pilares da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994, entrando para a seleção da competição, completa 53 anos. Márcio Roberto dos Santos, mais conhecido como Márcio Santos, nasceu no dia 15 de setembro de 1969, em São Paulo, e se tornou um grande zagueiro.

O jogador iniciou sua carreira em uma equipe pequena do seu estado, o Novorizontino, mas logo depois já foi para times grandes do Brasil. O zagueiro passou por Internacional e Botafogo, até ir para o futebol Europeu em 1992, para jogar no Bordeaux, da França.

Márcio ficou dois anos na França e depois da sua grande Copa do Mundo, acabou se destacando muito e alguns times maiores tentaram a sua contratação. A Fiorentina que estava voltando da segunda divisão conseguiu a contratação do jogador, porém, por lá ele acabou sucumbindo junto com o time.

Mesmo com uma temporada ruim, o zagueiro ainda estava em alta pelo que tinha feito na França e na Seleção, por isso o Ajax, no meio de 1995, o contratou. A equipe holandesa vivia anos de muitas conquistas, havia ganho no ano anterior a Champions League e Mundial de Clubes, além de ficar sem perder muitos jogos.

A equipe era formada por grandes jogadores, era praticamente uma seleção, porém aquela geração já estava em seu final na equipe. Mesmo assim, o zagueiro atuou com Kluivert, Davids, Seedorf, Overmars, Litmanen, Reizeger, os irmãos de Boer e o Rikjard em final de carreira.

Tinha tudo pra dar certo e seu início foi muito positivo na equipe, ganhando elogios da mídia local e do treinador. Porém as coisas começaram a mudar quando o jogador foi convocado em outubro para um amistoso pela seleção brasileira. Na partida, Márcio acabou se lesionando e voltou sem poder jogar no Ajax.

O atleta teve que ficar por seis meses fora dos gramados e isso fez com que ele perdesse espaço. Em sua volta não conseguiu se firmar no time titular e acabou tendo problemas com o técnico Louis van Gaal, que era uma das grandes estrelas daquela equipe.


Por conta de toda a situação, já se sabia que o atleta não ficaria para a próxima temporada na equipe holandesa. Mesmo assim, ele atuou em algumas partidas ainda e no seu último jogo acabou sendo expulso com 17 segundos de jogo, pois acabou perdendo a bola e teve que segurar o jogador do PSV que ficaria na cara do gol.

Chegando ao final da temporada, o atleta acabou não permanecendo mesmo na equipe holandesa e acabou decidindo voltar ao futebol brasileiro. Em 1997 ele volta para atuar no Atlético Mineiro e depois rodou por outros clubes até encerrar a carreira na Portuguesa Santista, em 2004.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações