Hernán Cristante - O goleiro que levou o polêmico gol de Túlio na Copa América de 1995

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Cristante teve poucas chances na meta da Seleção Argentina

Rolando Hernán Cristante Mandarino, mais conhecido como Hernán Cristante, nasceu no dia 16 de setembro de 1969, em La Plata, na Argentina. O goleiro não passou por grandes times em seu país, porém fez grande sucesso no México, jogando pelo Toluca, onde chegou a ser treinador.

Mesmo sem estar em grandes clubes, o goleiro era muito bom e se destacava no futebol argentino, tanto que foi convocado para a sua seleção. Na década de 90, a Argentina começou a passar por uma reformulação, ainda mais depois da Copa do Mundo de 1994.

O goleiro, que tinha tido uma passagem por empréstimo pelo Platense e havia recém retornado ao Toluca, fez parte do início dessa reformulação e foi convocado para a Copa América de 1995, realizada no Uruguai, se tornando o titular da posição. Entretanto, aquela competição é contestada até hoje pelos torcedores argentinos, ainda por ter acontecido um erro contra a sua equipe no jogo contra seu maior rival.

O Brasil naquela competição entrou como favorita, mas não levou sua equipe principal, acabou mesclando com outros jogadores que não foram para a Copa anterior e estava em um bom momento. Os dois times estavam em momentos diferentes e o destino jurou as duas equipes na fase eliminatória.

No dia 17 de julho, em Rivera, pelas quartas de finais, as duas equipes se enfrentaram, era o confronto mais esperado da competição. O Brasil vinha de um título mundial e a Argentina em uma reformulação. O goleiro teve um papel fundamental na partida, pois conseguiu fazer um grande jogo.

Mas, infelizmente, o jogo não ficou marcado pelas grandes jogadas e defesas do goleiro, isso acabou se apagando por conta do erro de arbitragem. A partida foi muito disputado, com ótimas jogadas e grandes jogadores em campo, as duas equipes estiveram grandes chances.

O goleiro como já dito, teve uma ótima partida, fez boas defesas e ajudou a sua equipe como pode, porém isso não foi o suficiente por conta do grande erro do juíz. Os torcedores e jogadores lamentam até hoje aquele partida, ainda mais pelo jeito como foi.

A seleção brasileira saiu na frente e a Argentina virou o jogo para 2 a 1. O time argentino estava muito bem no jogo, conseguiu controlar bem a partida e quando dava mais espaço, Cristante fazia grandes defesas.

Mas em uma jogada, a arbitragem teve um erro fundamental que mudou o resultado da partida. A bola foi lançada por Jorginho, da direita, para Túlio Maravilha. Ele, impedido, dominou com o braço e finalizou para o fundo das redes, saindo para comemorar como se fosse um gol legal.

O árbitro peruano Tejada acabou não marcando nenhuma das regularidades e quando os jogadores argentinos foram reclamar, ele sinalizou que a bola teria batido no peito de Túlio, porém não foi isso que aconteceu.


Com o empate do Brasil, a partida acabou indo para os pênaltis, mas a equipe Argentina acabou perdendo um pouco a cabeça e não conseguiu se dar muito bem nas penalidades. A seleção acabou sendo eliminada para o Brasil, mesmo fazendo um grande jogo.

Cristante, depois daquela partida, teve poucas chances na Seleção Argentina. Porém, em 1996, voltou à sua terra, defendeu Newell's Old Boys e Huracán. Em 1998, foi para a terceira e mais longa passagem pelo Toluca, onde ficou 12 anos. Ainda atuou pela Universidad de Guadalajara, onde encerrou a carreira em 2012.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações