Há 10 anos, São Vicente conquistava, na Segundona, o acesso para o Paulistão A3

Com informações do GE.com e Victor de Andrade
Foto: Marcio Pinheiro

Comemoração ao fim da partida

O dia 26 de setembro de 2012 é um marco na história do São Vicente Atlético Clube. Há 10 anos, o Alvinegro do Bitaru, que hoje encontra-se licenciado do futebol profissional, vencia o Joseense, por 2 a 0, no Estádio Mansuetto Pierotti, e conquistava o acesso para o Paulistão A3 de 2013.

Antes do Campeonato Paulista da Segunda Divisão daquela temporada começar, poucos apontavam o São Vicente como candidato ao acesso à Série A-3. O Calungão, na verdade, sequer era cotado para ser o melhor time da Baixada Santista na competição. O "Patinho Feio", como dirigentes, comissão técnica e jogadores do próprio clube diziam que o time era intitulado, contudo, foi a equipe da região que mais brilhou na Segundona em 2012, conquistando o acesso à Série A-3 e voltando ao terceiro escalão do futebol do Estado de São Paulo após seis anos, já que tinha disputado o torneio em 2005 e 2006.

A campanha vicentina esteve longe de empolgar nas primeiras duas fases da Segundona. Na primeira delas, o São Vicente avançou apenas como um dos melhores quartos colocados, na bacia das almas. Na segunda fase, a classificação também veio na última rodada, outra vez no limite.

O Calungão só acordou a partir da terceira fase, quando o fator-casa passou a fazer a diferença a favor do time alvinegro: foram seis vitórias nas sete partidas seguintes da equipe atuando no Mansueto Pierotti - que nas duas últimas fases do Estadual, registrou uma média de público duas vezes maior que nas etapas iniciais do torneio. Enfim consistente, o São Vicente obteve a classificação à quarta fase com uma rodada de antecedência.

O São Vicente, na quarta fase, também foi linear e chegou na penúltima rodada com chances de conquistar o acesso. E com isto, naquele 26 de setembro de 2012, o Alvinegro do Bitaru não deu chances para o Joseense. Waguininho, hoje no Cruzeiro, aos 43' do primeiro tempo, e Leandrão, que saiu do banco de reservas para marcar aos 33' do segundo tempo, fizeram os gols do Calungão, que conquistava o acesso.

O time vicentino, além do acesso, conquistava, naquele dia, a vaga para a decisão da competição. É verdade que o título não veio, o Calungão até venceu o primeiro jogo em casa, por 1 a 0, mas a derrota para o Votuporanguense, por 2 a 0, tirou o título do São Vicente. Porém, o acesso ficou na memória de todos os envolvidos naquele time do Alvinegro do Bitaru.


Estrutura - O futebol do São Vicente, naquele 2012, era mantido pela Kourosport, empresa que deixou o clube logo após o acesso e foi para a Portuguesa Santista, onde até hoje atua, mas somente no Sub-15 e Sub-17 atualmente. O treinador era Cristiano Troisi, que hoje faz parte da Comissão Técnica da Briosa. Outro da estrutura que está no time Rubro Verde da vizinha Santos é Marcos Martiniano, gerente adminisrativo. Já o gerente de futebol do Calungão naquela temporada era Samuel Maninho, que em 2016 foi campeão da mesma divisão com a Portuguesa Santista e neste 2022 trabalhou no Jabaquara.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações