Foto: Arquivo
Fricson atuou no Santos nos anos 1990
Sendo uma equipe que se orgulha de ser o "Santos do Mundo", parte inclusive de uma campanha de marketing recente do clube, o Santos tem ao longo de sua história diversos jogadores estrangeiros que atuaram com sua camisa. Alguns deles viraram ídolos absolutos da torcida, como Rodolfo Rodríguez. Outros são referências geracionais mesmo sem título, como Soteldo, Carlos Sanchéz, Molina e até Rodrigo Fernandez. O Equador tem no elenco atual dois jogadores, mas o primeiro a atuar no clube foi no final dos anos 1990: o defensor Fricson George, que está completando 48 anos.
Fricson veio ao Santos no já hoje distante ano de 1999. O defensor foi contratado depois de vários anos de destaque no Barcelona de Guayaquil. Nos anos 1990, o Peixe estava longe de viver seus melhores momentos e Fricson acabou sendo uma contratação que combinou com os anos de dificuldades que o time de Vila Belmiro passou naquela época. Mas, ele chegou com alguma expectativa na Vila Belmiro no ano de 1999.
Pouco conseguiu atuar no Alvinegro Praiano enquanto esteve em Santos e acabou rapidamente negociado de volta com o Barcelona. Não deixou saudade no torcedor do Alvinegro Praiano, mas acabou por abrir a porta do Santos para jogadores de seu país, sendo o primeiro equatoriano a vestir a camisa do Alvinegro Praiano em toda a história do clube. Em 2004, enfrentou o Santos como jogador do Barcelona de Guayaquil.
Atualmente, o Santos conta com dois jogadores equatorianos no elenco, porém ambos não conseguem atuar por muito tempo. O centro-avante Bryan Ângulo sequer tem números tão ruins considerando que é um reserva, mas Jhojan Jhulio pouco conseguiu atuar e se mostrou discreto enquanto esteve em campo com a camisa do Alvinegro Praiano. Marcou até o momento apenas um gol, em um jogo da Copa Sul-Americana na fase de grupos.
Outros dois equatorianos atuaram pelo Santos além de Fricson, Jhulio e Ângulo. Em 2008, Michael Jackson Quiñonez também pouco fez, mas foi responsável pelo que é considerado um dos lances mais importantes da história recente do Alvinegro Praiano, quando um chute seu que iria parar na arquibancada desviou em Gustavo Nery e foi para o fundo do gol, garantindo uma vitória essencial do Peixe sobre o Inter na luta contra o rebaixamento daquele ano. No ano seguinte, Bolaños atuou também de maneira discreta pelo clube.
0 comentários:
Postar um comentário