Em 1968, Atlético Paranaense vencia Santos em maior público da Vila Capanema

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O jogo entre Furacão e Santos

Recentemente, o Athletico Paranaense, em mais um momento histórico, se classificou para a sua segunda final de Libertadores na história. O Furacão recentemente se tornou uma força incontestável do futebol brasileiro, já ameaçando entrar no grupo dos grandes desde o começo dos anos 2000. Porém, o rubro-negro sempre foi popular dentro do Paraná e em 1968, no dia 8 de setembro a torcida rubro-negra conseguiu uma marca até hoje não superada, quando estabeleceu o maior público do Estádio Dorival de Britto, a Vila Capanema. 

O jogo era válido pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o antigo brasileirão e colocava a frente o time que era conhecido como campeão de tudo contra o Atlético que sonhava com voos mais altos em relação ao futebol nacional. Com o atrativo da visita do time de Pelé, que já tinha muita torcida no Paraná e o mando de outro time sempre popular dentro de seu estado, a Vila Capanema recebeu 24.303 torcedores naquele dia.

Dentro de campo, o forte Santos veio com tudo e pulou na frente com gol do sempre artilheiro Toninho Guerreiro. Zé Roberto deixou tudo igual para o Furacão e Gildo acabou marcando o gol da virada. O terceiro gol foi um momento histórico, quando Madureira fez linda jogada, driblou o goleiro santista e mandou a bola para as redes mesmo com dois alvinegros em cima da linha.

O Peixe ainda conseguiria diminuir com um gol de Edu, mas a vitória e a festa foram da maioria paranaenses, num dia que ficou marcado na memória dos torcedores rubro-negros. O fim do jogo marcou a vitória do Furacão, que acabou pouco adiantando ao fim da competição, já que os atleticanos ficaram apenas no meio de tabela. O Santos sairia campeão.


O Athletico tem a interessante marca de ser dono dos recordes de todos os estádios de Curitiba. Além da Vila Capanema, o Couto Pereira (67 mil torcedores diante do Flamengo em 1983) e, obviamente, a Arena da Baixada (40 mil torcedores diante do Júnior Barranquilla em 2018), uma marca interessante e motivo de orgulho para a torcida do atual finalista da Libertadores.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações