Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Josimar jogou no Flamengo entre 1989 e 1990
Josimar Higino Pereira, popularmente conhecido apenas como Josimar, está completando 61 anos de idade nesta segunda-feira, 19. O lateral-direito teve uma passagem pelo Flamengo entre 1989 e 1990, algum tempo depois de ter jogado a Copa do Mundo de 1986 pela Seleção Brasileira.
Carioca de nascimento, o defensor foi revelado nas categorias de base do Botafogo, mesmo clube onde se profissionalizou e escreveu uma longa história, que durou entre 1981 e 1989. Seu ponto alto foi ter ido à Copa do Mundo de 1986, onde foi considerado por muitos o melhor da posição.
Em 1989, com o "boom" de brasileiros indo para a Europa e seu sucesso na Copa, chegou a ter uma rápida passagem pelo Sevilla, mas logo retornou ao Brasil e ao Rio de Janeiro, mas desta vez, para defender as cores do Flamengo.
No Rubro-Negro, o lateral-direito não conseguiu ter o mesmo sucesso que teve no time Alvinegro Carioca. Um dos bons momentos dele no Flamengo foi logo no início, onde teve apresentações dignas e voltou a ter espaço na Seleção Brasileira, sendo convocado por Sebastião Lazaroni para as Eliminatórias da Copa de 1990.
Porém, em 1990 teve queda de rendimento, perdeu de vez espaço na Seleção Brasileira e passou a atuar menos na equipe. No primeiro semestre de 1990, o Flamengo ainda teve uma grande conquista, batendo o Goiás na decisão, mas nem isso foi o suficiente para Josimar voltar a ter grandes atuações.
Segundo o site flaestatisitica.com.br, Josimar disputou um total de 30 partidas com a camisa do Mengão neste período em que esteve no clube. Depois de atuar no clube rubro-negro carioca, ainda defendeu equipes como o Internacional, Novo Hamburgo, Bangu, Fortaleza, Jorge Wilstermann, Fast Clube e Mineros de Guayana.
Durante a carreira, Josimar teve problemas com álcool e drogas e nunca mais lembrou os bons tempos de Botafogo e Seleção Brasileira. Encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional atuando pelo Baré, de Roraima, em 1997.
0 comentários:
Postar um comentário