A passagem de Carlos Valderrama pelo Montpellier

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Valderrama jogou no Montpellier por três temporadas

Carlos Alberto Valderrama Palacio, bastante conhecido por ser um dos maiores jogadores da história do futebol colombiano, está completando 61 anos de idade nesta sexta-feira, dia 2 de setembro de 2022. Enquanto atuava dentro das quatro linhas, ele chegou a jogar na França, para defender as cores Montpellier HSC por três temporadas.

Nascido em Santa Marta, cidade localizada na Colômbia, El Pibe começou jogando bola nas categorias de base do Unión Magdalena de 80 a 81, mesmo clube onde se profissionalizou e permaneceu até 83. No ano seguinte se transferiu para o Millionarios e posteriormente, atuou no Deportivo Cali entre 85 e 87. Valderrama foi para o Montpellier durante a temporada 87-88.

O fato curioso é que essa transferência aconteceu justamente em um período em que os clubes franceses não tinham o costume de recrutar atletas da Colômbia. Além disso, o time do MHSC conseguiu vencer a concorrência de várias outras equipe que tinham interesse contar com o futebol do jogador.

Reforçou um setor que já era muito forte no Montpellier e ao final da Ligue 1, havia marcado 68 gols ao final do campeonato nacional. Isso fez com que o time terminasse a principal competição do futebol francês com o melhor ataque. Na sua primeira temporada no clube de Hérault, o colombiano disputou um total de 24 partidas da Ligue 1 e contribuiu com apenas um gol.

O ponto mais alto desta sua passagem aconteceria no seu segundo ano de Montpellier. Isso porque, apesar de não poder jogar a final, viu sua equipe conquistar uma Copa da França.

A sua última temporada no time de Hérault aconteceu depois da Copa de 90, o craque contribuiu para que a equipe terminasse o Campeonato Francês na 7ª colocação na tabela de classificação. Foi um dos grandes destaques do time, tendo uma atuação notável em uma goleada por 4 a 0 aplicada em cima do Paris Saint-Germain.


Além disso, Valderrama também ajudou o MHSC a fazer a sua melhor campanha em uma competição de âmbito internacional ao levar o seu time às quartas de final da temporada 90-91 da Taça dos Vencedores das Taças.

Depois do Montpellier, o craque colombiano ainda jogou em clubes como Real Valladolid, Independiente Medellín, Junior Barranquilla, Tampa Bay Mutiny, Miami Fusion e também no Tampa Bay Mutiny, dos Estados Unidos. Pendurou as chuteiras em 2002, após defender as cores do Colorado Rapids.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações