A história de Jimmy Johnstone com o Celtic

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Johnstone atuando pelo Celtic

O Celtic é o maior time do futebol escocês e um dos maiores do futebol britânico. Campeão europeu em 1967, o time de Glasgow foi o primeiro do Reino Unido a atingir a glória máxima europeia e ao longo da história revelou diversos nomes históricos do futebol britânico, alguns deles fizeram história por lá e outros tanto por lá quanto em outros clubes. Neste dia 30 de setembro completaria 78 anos um dos maiores, se não o maior nome da história do clube: Jimmy Johnstone.

Durante sua juventude, Johnstone passou por outros dois clubes nas categorias de base, mas foi pelos Hoops que ele chegou ao futebol profissional na Escócia. Estrearia pelo clube no finalzinho da temporada 1962/1963, em março, quando entrou no jogo diante Kilmarnoc, uma goleada sofrida por 6 a 0 pelo Celtic. Um mês depois, marcaria seu primeiro gol diante do Hearts. Apesar disso, jogou pouco naquele biênio, ainda que tivesse atuado bem na final da Copa da Escócia diante do Rangers.

Na temporada seguinte se tornou titular constante da equipe. Marcou 10 gols ao longo dela, mas não conseguiu ajudar os Bhoys a levarem nenhum título. Na temporada seguinte, a chegada de Jock Stein mudou a década do Celtic e Jimmy seguiu sendo um dos destaques do time, que aos poucos era reformulado e passava a contar com cada vez mais jogadores vindos da base do clube. Na temporada 1965/1966, Jimmy foi crucial no doblete dos títulos da Liga e da Copa da Liga da Escócia, seus primeiros títulos no clube.

Viveria o momento do apogeu da história do Celtic na temporada 1966/1967. Naquele ano, os alviverdes simplesmente arrasaram a Europa inteira. Além de campeões da Liga e das duas Copas, o Celtic chegou a decisão da Liga dos Campeões contra a Inter, que entrava em campo como favorita. Os garotos do Celtic, que ganhariam o apelido de Leões de Lisboa, tomaram logo cedo um gol de pênalti de Mazzola e se viram parados pela retranca espetacular interista, que já havia vitimado o Real Madrid. Até Gemmel acertar um chutaço e empatar e no finalzinho Chalmers marcar o gol do título europeu, histórico.


Nos anos seguintes, Johnstone seria peça crucial no time do Celtic que monopolizaria o futebol escocês, ganhando vários títulos seguidos do campeonato nacional. O Celtic inclusive chegou novamente a decisão da Liga dos Campeões na temporada 1969/1970, mas acabou derrotado pelo Feyenoord. Permaneceu no clube até a temporada 1974/1975, quando deixou o clube para atuar pelo San Jose Earthquakes, dos EUA.

Jimmy foi votado como maior jogador da história do clube pelos torcedores algumas décadas depois. Foram 135 gols em 529 jogos pelo clube. Atuou profissionalmente até a temporada 1979, quando se aposentou jogando no Elgin City, da Escócia. Johnstone nos deixou em 2006, devido a uma doença degenerativa. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações