Zagallo e seu início de carreira no America

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Como jogador, Zagallo começou no America

Um dos maiores nomes da história do futebol mundial completa 91 anos hoje. Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu no dia 9 de agosto de 1931, em Atalaia, Alagoas, mas se mudou ainda jovem para o Rio de Janeiro. No Rio, Zagallo começou no esporte e se tornou o maior campeão de Copas do Mundo da história. E tudo isto começou no America!

O ponta-esquerda, que era conhecido como formiguinha, por sua altura e sua velocidade, começou no esporte em sua escola. No colégio o jogador já se destacava e mostrava seu grande potencial, mas sua família não queria que Zagallo seguisse com essa carreira.

Seu pai gostaria que ele fizesse curso de contabilidade, para poder ajudar sua família na fábrica de tecidos. Mas seu irmão, Fernando, conseguiu convencer o pai do atleta a deixar ele seguir com sua carreira nos gramados e poder deslanchar no futebol carioca pelo America.

A sua família eram sócios do clube, que era o do seu coração, e por isso começou a atuar pela equipe. Desde a categoria de base já se destacava, ainda praticou outros esportes dentro do clube, mas nada o tirou o foco do futebol, que era sua grande paixão desde o início.

Zagallo subiu para o profissional em 1948, quando estreou pela equipe carioca em amistosos e depois no campeonato estadual. Naquela época, o America era uma boa equipe e tentava brigar com os principais times do estado, mas era muito difícil, pois não era um clube rico.

Em 1949, o jogador conseguiu conquistar seu primeiro título, o primeiro de muitos, e foi o Campeonato de Amadores do Rio de Janeiro. Mesmo sem ser um título de expressão, já era algo muito importante naquele momento na sua carreira, ainda mais porque o atacante se destacou na competição.

Ainda nesse mesmo ano, o jogador conseguiu outra taça, dessa vez mais importante e com mais relevância para o início de sua carreira. O America conseguiu o título do Torneio Início do Campeonato Carioca e o ponta foi o grande destaque da equipe na competição.


O jogador já estava próximo de se transferir para os maiores clubes do estado e estava feliz por ter ajudado sua equipe do coração a ganhar as taças. Em 1950, o ponta foi atuar no Flamengo, uma das maiores equipe do futebol nacional, com uma torcida enorme.

Pelo Rubro-negro conquistou muitos títulos e ficou por alguns anos, conseguindo ser convocado para a Seleção Brasileira e foi onde tudo começou. Ainda defendeu o Botafogo, onde seria altamente vitorioso. Zagallo depois foi treinador. Ao todo, foi tetracampeão mundial pelo Brasil, dois como jogador (1958 e 1952), uma como treinador (1970) e outro como coordenador (1994), além do quarto lugar em 1974 e o vice em 1998, estas duas como técnico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações