Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Yoshikatsu Kawaguchi esteve em quatro Copa do Mundo pelo Japão
Um dos principais jogadores da história da seleção japonesa completa 47 anos hoje. Yoshikatsu Kawaguchi nasceu no dia 15 de agosto de 1975, em Fuji, no Japão, e se tornou um dos principais goleiros da história de seu país, se não, o principal. Ele atuou praticamente a sua carreira toda no Japão e em dois clubes na Europa, mas por lá não se destacou, e pela seleção acabou se tornando um grande atleta.
O jogador atuou em alto nível enquanto esteve em seu país, quando acabou indo para a Europa, o goleiro passou por alguns momentos instáveis. Graças a suas grandes atuações desde muito jovem, o credenciou a chegar na seleção de base do seu país e teve ótimas atuações.
O goleiro começou a ser convocado a partir de 1995 para a seleção de base, principalmente pensando nas Olimpíadas de 1996. Mas ainda no mesmo ano de sua primeira convocação, ele também foi chamado para a seleção principal, quando estreou contra a Suécia, pela Copa do Rei.
Kawaguchi continuou sendo chamado para o time principal mas, também, para a equipe principal, e era titular nas duas equipes. Em 1996 conseguiu se destacar mais ainda nas Olimpíadas, principalmente quando o Japão venceu o Brasil por 1 a 0, e o goleiro salvou muitos gols para segurar a vitória de sua equipe.
A partir daquele jogo, a confiança sobre ele aumentou muito e todos tinham uma grande expectativa, que acabou se concretizando, pelo menos pela sua seleção. O goleiro se tornou titular absoluto por alguns anos de seu país e em 1998 foi para a sua primeira Copa Mundo.
Claro, que o Japão não brigava por títulos e, sim, para se classificar para as próximas fases da competição, o que já seria um grande feito. O goleiro era um grande pilar da sua equipe, além de ser um líder, mesmo sendo muito jovem, tinha um comportamento de gente grande.
Mesmo sem grandes resultados na primeira Copa, o goleiro continuou em sua equipe e em 2000 conquistou seu primeiro título pelo seu país. Kawaguchi ajudou o seu time a conquistar a Copa da Ásia, mas depois daí as coisas começaram a mudar, pois o jogador decidiu deixar seu país, para atuar no futebol Europeu, o que o prejudicou em sua seleção.
Em 2001, o goleiro foi para a Inglaterra tentar manter seu auge, mas as coisas não foram como ele imaginava. Kawaguchi acabou entrando em um mal momento e acabou ficando na reserva na Europa, além disso, perdeu sua vaga na equipe titular de sua seleção.
O jogador foi para a Copa do Mundo de 2002, mas dessa vez como reserva de Seigo Narazaki. Em 2003, o goleiro acabou saindo da Inglaterra e foi atuar na Dinamarca, e por lá ele conseguiu voltar ao seu bom nível, mas mesmo assim não era como no seu início de carreira.
Mas por conta da sua boa fase, o jogador voltou a ser titular de sua seleção, e em 2004 foi titular novamente da Copa da Ásia e conseguiu conquistar o bicampeonato pelo seu país. Em 2006 ele foi para a sua terceira Copa, mas dessa vez voltou a ser o titular na competição.
Depois da Copa de 2006 as coisas voltaram a mudar pela sua seleção, o jogador começou a perder espaços. Em 2008, o goleiro fez sua última partida como titular de seu país, em uma partida contra o Qatar, mas ele ainda foi para a Copa de 2010 como reserva do Eiji Kawashima.
O goleiro se aposentou da seleção depois da sua última Copa do Mundo, Kawaguchi atuou 116 partidas pelo seu país, conquistando dois títulos asiáticos e ainda conseguiu um vice-campeonato da Copa das Confederações de 2001.
0 comentários:
Postar um comentário