Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Sotilli jogou no Colorado entre 1997 e 1998
Sandro Carlos Sotilli, popularmente conhecido apenas como Sotilli, está comemorando o seu 49º aniversário neste dia 18 de agosto de 2022, quinta-feira. O atacante teve uma boa passagem pela equipe do Internacional já no final da década de 90 e é considerado como uma lenda do futebol gaúcho.
Nascido em Rondinha, cidade localizada no Rio Grande do Sul e a 341 km de Porto Alegre, o centroavante começou sua carreira como jogador profissional no Ypiranga de Erechim, mas passou boa parte do tempo sendo emprestado para outros clubes gaúchos. Quando conseguiu se destacar com a camisa do Canarinho, ganhou a oportunidade de jogar por um dos grandes clubes do estado.
Isso aconteceu em 97, quando a equipe do Internacional vivia sérios problemas para encontrar o seu goleador. Jogadores com Alberto, Robson, Washington e Christian estavam na disputa para ver quem ficaria com a 9, mas nenhum convencia de fato. Na reta final do Campeonato Gaúcho, Christian era quem tinha alguma vantagem sobre seus companheiro de time e posição, mas continuava longe de ser uma unanimidade. Para assumir a vaga de titular durante o campeonato brasileiro, a diretoria optou por contratar o Alemão Matador, que havia jogado muito bem pelo Ypiranga.
Debutou com o manto do Colorado na primeira partida do campeonato brasileiro daquele ano, em um confronto diante do Corinthians. Porém, o atacante acabou tendo o azar de começar o jogo na reserva e ainda viu Christian balançar as redes três vezes, se sagrando o herói da vitória. O avançado foi introduzido no lugar de Fabiano. Foi na partida seguinte, contra o time da Portuguesa, em casa, que Sotilli foi titular e atuou junto com Christian. Na ocasião, Sotigol anotou o seu primeiro tento e levou o Inter ao triunfo.
Nos seis primeiros compromissos do time gaúcho válidos pela principal competição nacional, Sotilli acabou revezando bastante entre os 11 iniciais e o banco de suplentes. Porém, houve um tempo que até nem sequer foi uma opção na reserva. Ficou oito partidas longe dos gramados retornou a equipe na no revés diante do Juventude. Esteve fora de outros oito jogos do Colorado, e voltou na partida em que o Internacional goleou o Bahia pelo placar de 4 a 1, na qual o avançado anotou o terceiro do Clube do Povo. Depois disputou as partidas contra Flamengo e Palmeiras, também válidos pelo Brasileirão.
No começo de 1998, participou de quatro amistosos de pré-temporada e balançou as redes no duelo com o Santa Cruz. Esteve também na partida contra o América MG válido já pela Copa do Brasil. Depois que o time Colorado foi eliminado do torneio nacional, a diretoria do Inter negociou o centroavante com o Juventude.
Na sequência de sua carreira, ainda rodou por vários clubes depois de defender as cores do Papo. Entre eles, o maior rival do time Jaconero: o Caxias. Encerrou a sua trajetória no futebol defendendo o time do Marau, no ano de 2013.
0 comentários:
Postar um comentário