Rubén Paz e sua boa passagem pelo Internacional nos anos 80

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O uruguaio defendeu o Colorado entre 1982 e 1986

Um dos grandes meias do futebol mundial da década de 80 completa 63 anos hoje. Rubén Walter Paz Márquez, mais conhecido como Rubén Paz, nasceu no dia 8 de agosto de 1959, em Artigas, Uruguai. O jogador teve passagem por grandes clubes, conseguindo ter sucesso na maioria e conquistando títulos por onde passou, inclusive no Internacional de Porto Alegre.

Sua carreira começou no Peñarol de Artigas, ainda nas categorias de base se destacou e acabou se transferindo para a base do Peñarol. O meia foi atuar em uma equipe gigante de seu país, e por lá subiu para o profissional, ainda muito jovem chamava a atenção de todos.

A sua habilidade impressionava a todos, tinha uma categoria diferente dos outros e sabia fazer gol, era um meia ofensivo que pisava com facilidade na área para fazer seus gols. O jogador ficou por quatro temporadas na equipe Uruguaia e logo depois se transferiu para o futebol brasileiro.

Rubén chegou para atuar no Internacional, foi para as terras gauchas, que fica ao lado de seu país, e isso o ajudou na adaptação. O meia não teve muitos problemas quando chegou e estreou em 1982, depois não saiu mais da equipe titular, tomou conta da posição no meio campo.

O meia fez grandes jogos com a camisa do colorado, era um grande destaque do futebol brasileiro, ainda com 23 anos, muito jovem mas com uma habilidade fora do normal. Rubén ajudou o Inter a ganhar alguns jogos e já chegou conquistando títulos pela equipe.

Em 1982 já levantou o título de Campeão Gaúcho, com um dos grandes destaques da equipe, um jogador totalmente decisivo para o Colorado. No campeonato nacional, o Inter não conseguiu ser campeão, mas brigou com as melhores equipes em busca do título.

A briga no campeonato nacional era muito mais complicada, mas no Gauchão, o Inter começou a se destacar mais e se tornar a melhor equipe do seu estado. Rubén teve uma grande parcela por essas melhorias, que levaram o Inter a três títulos seguidos (1982-83-84) do Campeonato estadual.


Além do Tricampeonato, o Inter em 1984 ainda levantou mais um troféu, dessa vez o Torneio Heleno Nunes. O Uruguaio permaneceu na equipe do colorado até 1986 e logo depois se transferiu para o futebol europeu, não foi para uma grande equipe, mas já era uma boa porta de entrada. Rubén foi contratado pelo Racing de Paris, mas não deu certo por lá e voltou para atuar no futebol Argentino.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações