Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Um dos grandes meias do final do século passado e o início desse, completa 50 anos hoje. Pavel Nedvěd nasceu no dia 30 de agosto de 1972, em Cheb, Tchecoslováquia, onde conseguiu se destacar nos clubes de seu país, até sair e fazer história pela Europa.
O jogador ganhou vários títulos, principalmente na Itália e, também, vendeu diversos prêmios individuais, incluindo como o melhor jogador do mundo em 2003 de acordo com a revista WorldSoccer. O meia se destacou muito na Europa, mas tudo tem seu início.
Pavel chegou ao Dukla Praga em 1990, ainda para atuar nas categorias de base. Porém, o meia era muito diferente de todos e conseguia se destacar tranquilamente, por isso começou a ter um olhar sobre o jogador.
Em pouco tempo, depois de uma temporada apenas, o jogador subiu para o profissional, com 19 anos, mas poucos dias depois completou 20. Era muito jovem e mesmo assim já era um grande jogador, porém, tinha muito mais para aprender no futebol.
Pavel tinha tudo para se tomar um grande jogador, que no futuro acabou se concretizando, mas na época alguns tinham dúvidas do seu potencial e outros certeza do seu futuro. Nesse mundo de opiniões, o meia conseguiu lidar muito bem com a mídia e aos poucos foi crescendo, ainda mais em seu país, que não é uma grande potência mundial.
O meia fez poucos jogos pelo Dukla, pois em pouco tempo já tinha grandes times procurando o jogador, tentando ter informações do atleta para poder contratá-lo. A equipe de Pavel não era um time grande e não brigava por títulos, então, todos sabiam que seria muito difícil permanecer com o atleta por muito tempo.
Tanto que, o meia só ficou no clube durante uma temporada, atuando em poucos jogos, porém, em todos conseguiu demonstrar um grande futebol que chamou a atenção de todos, inclusive dos grandes times do seu país, que fizeram de tudo para levar o jogador.
Foram 19 partidas nessa temporada e 3 gols, logo depois se transferiu para o Sparta Praga, uma grande equipe de seu país. Por lá o jogador se desenvolveu mais ainda e se tornou um excelente atleta, ganhando seus primeiros títulos no futebol.
0 comentários:
Postar um comentário