O início da Seleção Brasileira entrando de mãos dadas em 1993

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Jogadores da Amarelinha entrando de mãos dadas

Nesta segunda-feira, dia 29 de agosto de 2022, se completam 29 da goleada da Seleção Brasileira pelo placar de 6 a 0 sobre a Bolívia, no Estádio do Arruda, em Recife. Esta vitória foi válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 94 e acabou super importante, já que marcou a retomada da Amarelinha rumo ao tetracampenato. Uma das marcas daquele jogo foi a iniciativa de o time entrar com mãos dadas dentro de campo.

Na época, a equipe comandada pelo treinador Carlos Alberto Parreira vinha sendo bastante cobrada pelo fato dos péssimos resultados e das más atuações dentro de campo durante o primeiro turno. Jogando fora de casa, o Brasil empatou em 0 a 0 com o Equador e perdeu de 2 a 0 para a Bolívia, a primeira derrota brasileira na história das Eliminatórias. Goleou a Venezuela pelo placar de 5 a 1, mas não atuou de maneira convincente, assim como no empate em 1 a 1 com o Uruguai, em Montevidéu.

Mesmo com o triunfo diante do Equador por 2 a 0, no primeiro jogo do returno das Eliminatórias, o time Canarinho foi vaiado no Morumbi, já que o futebol praticado ainda não agradava. Havia um grande movimento para a chegada de Telê Santana, lendário treinador na história do São Paulo, no comando, já que a demissão de Parreira era algo cada vez mais pedido por parte da imprensa por causa. Seu esquema, que priorizava um jogo mais defensivo, e a não convocação de um Romário que vivia um excelente momento no Barcelona, eram os motivos de toda a pressão.

Foi enfim, que naquele dia 29 de agosto de 2022, a Seleção Brasileira iria se reencontrar os Bolivianos, que faziam excelente campanha e já haviam proporcionado a primeira derrota na história da Amarelinha em um qualificatório para um Mundial, no Estádio do Arruda, em Recife. Ao contrário do clima pesado na capital paulista, o povo pernambucano recebeu a equipe Canarinho de braços abertos, fazendo uma grande festa. O ato fez com que os jogadores se sentissem mais unidos com o tamanho prestígio e reuniram forças em busca da reação.

A recepção calorosa serviu para mostrar uma mudança de postura. Como prova de união entre os jogadores, os 11 iniciais subiram ao relvado do Mundão do Arruda em fila e de mãos dadas, atitude que não era comum. A ideia, segundo foi falado, veio de Ricardo Rocha.

Em campo, a resposta veio e a Amarelinha fez um excelente primeiro tempo. Com gols de Raí, aos 12', Müller aos 19',  Bebeto aos 23', Branco aos 37' e Ricardo Gomes aos 44', o Brasil foi para o intervalo vencendo por 5 a 0 do primeiro tempo. 

Na etapa complementar, os brasileiros aproveitaram que os adversários voltaram entregues e ainda voltaram a balançar as redes com Bebeto, que marcou o seu segundo tento no jogo, já na marca dos 14'. A atuação foi tão boa que nem mesmo a expulsão de Dunga por conta de um chute nas costas de Carlos Borja tirou o brilho da vitória.

Este jogo marcou a grande virada da Seleção Brasileira. A equipe passou a ser menos questionada e conquistou a sua vaga para a Copa depois de bater o Uruguai pelo placar de 2 a 0, com dois gols de Romário. Chegou como favorita e venceu o título. Em contrapartida, a Bolívia, não conseguiu ter o mesmo rendimento de outrora, mas pegou o lugar do Uruguai e conseguiu ir aos Estados Unidos. Porém, a La Verde não fez uma boa campanha e foi eliminada já na primeira fase daquele Mundial.


Mas, além da força para conquistar o tetra, aquele jogo deixou uma marca. A partir daquele dia, a Seleção Brasileira passou a entrar de mãos dadas em campo em todas as partidas. O gesto acabou se tornou habitual, uma vez que se repetindo-se até a final da Copa do Mundo de 1998, disputada em solo francês, onde o Brasil perdeu para os donos da casa por 3 a 0. Vanderlei Luxemburgo, sucessor de Zagallo (coordenador técnico de Parreira em 1993 e treinador em 1998), para marcar uma nova era, fez com que a Seleção Brasileira voltasse a entrar em campo da forma habitual.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações