Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Gilmar conquistou diversos títulos na carreira
Um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, se não o maior, completaria 92 anos hoje. Gylmar dos Santos Neves, mais conhecido como Gilmar, nasceu no dia 22 de agosto de 1930, em Santos, São Paulo. O jogador se tornou ídolo de times rivais, o Santos e o Corinthians, e pelas duas equipes ganhou diversos títulos.
O grande goleiro passou pelo Jabaquara na categoria de base, mas foi profissionalizado pelo Corinthians em 1951. Gilmar, se tornou titular mesmo muito jovem e já mostrava seu grande potencial, chamando a atenção de todos ao seu redor.
Gilmar ganhou diversos títulos e seu primeiro troféu aconteceu em 1951, quando ganhou o Campeonato Paulista pelo Corinthians. A equipe se manteve no topo e garantiu o Tricampeonato Paulistas (1951-52-53). Além desses, ganhou o Troféu Bandeirantes em 1953.
Pelo Corinthians, Gilmar se manteve por muitos anos na equipe titular, ganhando cada vez mais títulos. Era um jogador muito competitivo e um líder dentro do vestiário, animando todos seus companheiros em busca dos títulos e, isso, funcionava muito.
Em 1953 continuou levantando taças e se tornando cada vez mais importante para o clube. Dessa vez, foi campeão da Taça Prefeitura Municipal de São Paulo, Pequena Taça do Mundo e o Torneio Rio-São Paulo, quando foi bicampeão em 1954.
Em 1953, o jogador começou a ser chamado para a seleção Brasileira, onde conquistou os principais títulos de sua carreira. No Corinthians ele ganhou ao todo duas Taças Invictos, Torneio de Brasília, Torneio Intercontinental Charles Miller e Copa do Atlântico de Clubes. Além dos diversos títulos, o goleiro deixou o clube em 1961, com 395 jogos e um dos maiores ídolos da história do clube.
Já pela Seleção Brasileiro, onde o goleiro teve a oportunidade de disputar algumas Copas do Mundo e ainda conseguiu ganhar. Pelo Brasil, Gilmar levantou duas taças da competição, a primeira em 1958 e a segunda em 1962, sendo o goleiro titular nas duas oportunidades.
Mas Gilmar ainda não estava contente com todo seu currículo e buscava mais títulos, por isso se transferiu para o Santos de Pelé, um dos melhores clubes do mundo na época. O jogador chegou ao Peixe em 1962 e já conquistou grandes títulos logo em seu primeiro ano.
Em sua primeira temporada, Gilmar ganhou junto com o Santos a Libertadores, o Brasileirão, o Campeonato Paulista e o Mundial de Clubes. Eles conseguiram ganhar todos os principais títulos da temporada, era uma equipe fantástica, que dava show em quase todos os jogos.
Mas não parou por aí, a equipe continuou vencendo, pois tinha um elenco invejável e com o maior jogador da história, que era Pelé. Na sua segunda temporada o time ganhou a Libertadores, Brasileirão, Mundial de Clubes e Torneio Rio-São Paulo, apenas não ganhou o Paulistão.
Era um time super vencedor e com jogador que queria cada vez mais, por isso ganhou tantos títulos em sequência. Ao todo pelo Peixe foram cinco Campeonatos Paulista, cinco Brasileiros, duas Libertadores, dois Mundiais, três Rio-São Paulo e uma Recopa dos Campeões.
Gilmar foi um goleiro extremamente vitorioso, ganhou de tudo em sua carreira, todos os títulos possíveis pelo qual disputou. Além dos troféus, ganhou o prêmio em 1966, o Prêmio Belfort Duarte, que homenageia o jogador de futebol profissional que passasse dez anos sem sofrer uma expulsão.
O goleiro encerrou sua carreira em 1969, após muitos títulos e com quase 40 anos, sendo o maior goleiro de todos os tempos da história do futebol mundial. Gilmar acabou falecendo em 2013, aos 83 anos, no dia 25 de agosto, dias depois do seu aniversário.
0 comentários:
Postar um comentário