Carlos Trucco - O goleiro da Seleção Boliviana na Copa do Mundo de 1994

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Trucco defendeu a Seleção Boliviana na Copa de 94

Carlos Leonel Trucco Medina, popularmente conhecido apenas como Carlos Trucco, está completando 65 anos de idade nesta quinta-feira, dia 11 de agosto de 2022. Apesar do fato de ser argentino, o goleiro defendeu a Seleção Boliviana, na qual chegou conseguiu tem uma boa trajetória.

Natural de Córdoba, segunda cidade mais populosa da Argentina, o arqueiro foi jogou nas categorias de base do Independiente Balnearia, mas se profissionalizou no Unión Santa Fe depois ainda atuou por clubes como Vélez Sarsfield, Estudiantes de Río Cuarto, Destroyers e Bolívar. Foi apenas em 1989, com 31 anos de idade, que Truco conseguiu tirar a nacionalidade boliviana e finalmente pode estrear pelo selecionado.

No seu início de trajetória na La Verde, acabou vendo o seu sonho de jogar a Copa de Mundo de 1990 ir embora, mas a recompensa veio quatro anos depois, já que os Tiahuanacos tiveram a oportunidade de disputar o Mundial de 94, sediado nos Estados Unidos. Nesta edição, a Bolívia ficou em última do seu grupo, mas com uma atuação de destaque de Trucco na estreia diante da Alemanha. Neste duelo, o goleiro fechou o gol, mas acabou sendo superado por Jürgen Klinsmann na derrota por 1 a 0.

Durante toda a competição, El Loco deixou Darío Rojas, que também havia nascido na Argentina, e o jovem goleiro Marcelo Torrico, no banco de reservas. Esse fato aconteceu já período das Eliminatórias para justamente aquela Copa.

O argentino defendeu a Bolívia até 1997, quando já tinha 40 anos e estava aposentado em nível clubístico. Depois de ser eliminado pelo Uruguai nas quartas de final da Copa América de 1995, foi vice-campeão do mesmo torneio dois anos depois, perdendo a final para o Brasil.


Porém, acabou não conseguindo levar a La Verde para o Mundial de 1998, já que a sua Seleção ficou apenas na penúltima colocação. Naquela edição, Brasil não teve que disputar as Eliminatórias Sul-Americanas, que contaram com apenas nove seleções. Isso porque, o campeão já tinha garantia a sua vaga na copa seguinte.

Com as chuteiras já penduradas, assumiu o cargo a Seleção Boliviana em outubro de 2001, durante as Eliminatórias da Copa de 2002, mas assim como em 1998, quando era goleiro, não conseguiu levar a La Verde para o Mundial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações