Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Balboa jogou pelo León entre 1994 e 1995
Marcelo Balboa, ex-zagueiro norte americano, está comemorando o seu 55º aniversário nesta segunda-feira, dia 8 de agosto de 2022. Enquanto jogador, o defensor teve uma passagem pelo Club León, time do futebol mexicano, de 1994 a 1995.
Natural de Chicago, Balboa, que já havia disputado a Copa de 90 pela Seleção dos Estados Unidos e fez parte do ciclo da equipe que jogaria a edição de 94 por conta das frequentes convocações, iniciou a sua trajetória no futebol atuando por times universitários. Esse fato acabou acontecendo também com a grande maioria dos seus compatriotas que praticavam a modalidade.
Jogou no Cerritos Juniors, da Cerritos College entre 86 e 87, ano em que começou a mostrar serviço no futebol indoor, defendendo o San Diego Nomads de 87 a 89, o San Francisco Bay Blackhawks entre 90 e 91 e também pelo Colorado Foxes de 92 até 93. Na época, estes times jogavam em competições amadoras ou até semi-pro, já que ainda não existiam as ligas profissionais nos Estados Unidos.
Com isso, foi em 1994, que o zagueiro se transferiu para o Club León, do México, e finalmente assinou o seu primeiro contrato profissional já com 26 anos de idade, uma Copa do Mundo nas costas e sendo presença constatante nas convocações da seleção de seu país.
Foi durante sua passagem pelo clube mexicano que foi convocado para a sua segunda Copa do Mundo, em 1994, nos Estados Unidos, onde seu time chegou às oitavas, sendo eliminado pelo Brasil em um jogo duro, onde ele e seu companheiro de zaga, Alexis Lalas, foram bem diante de Bebeto e Romário.
Por conta de seu bom rendimento, passou a jogar bastante pelo León, permanecendo no time dos Esmeraldas na temporada seguinte. Durante este período em que esteve no futebol mexicano, disputou um total de 45 partidas pelo León e balançou as redes adversárias em três oportunidades, segundo dados estatísticos do site ogol.com.
Depois de passar pelo León, retornou em 1995 para os Estados Unidos, que já tinha uma liga profissional chamada Major League Soccer, como é conhecida até os dias de hoje. Fez sucesso no Colorado Rapids, clube onde jogou por cinco anos, sendo o Xerife do sistema defensivo, tendo indo à terceira Copa do Mundo, em 1998, na França, e posteriormente atuou pelo MetroStars, atualmente conhecido como New York Red Bulls, no ano de 2002, quando optou por encerrar a sua trajetória.
0 comentários:
Postar um comentário