Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Caio teve duas passagens pelo Flamengo
Hoje comentarista na Rede Globo de Televisão, Caio Ribeiro Decoussau, mais conhecido apenas como Caio Ribeiro, está celebrando o seu 47º aniversário nesta terça-feira, dia 16 de agosto de 2022. Enquanto jogador, teve duas passagens pelo Mengão, sendo uma no fim da década de 90 e a outra no início dos anos 2000.
Nascido na capital paulista, o ex-atacante foi revelado nas categorias de base do São Paulo, mesmo clube onde também se profissionalizou. Depois de atuar no Tricolor do Morumbi, rumou para o futebol italiano. No país do velho continente, defendeu equipes como a Internazionale de Milão e o Napoli entre 1995 e 1997. Quando retornou ao Brasil, ainda jogou no Santos de 97 a 98, ano em que foi emprestado para o Flamengo.
Chegou ao time rubro-negro carioca com a intenção de jogar ao lado de Romário, mas acabou não conseguindo ser muito regular e se tornou um apenas uma opção para entrar no decorrer das partidas. Foi justamente por entrar durante o segundo tempo e incendiar os jogos que Caio começou a ganhar a simpatia da Nação, já que o fato de não render o que se esperava quando começava entre os titulares fazia com que a imprensa esportiva questionasse o seu talento.
Nesta sua primeira temporada vestindo a camisa do Mengão, o avançado balançou as redes adversárias em apenas três oportunidades. Em 1999, seu segundo ano jogando pelo Fla, que sua história dentro do clube começou a ser contada de uma outra maneira. Com a saída de Romário, Caio conquistou o seu lugar em definitivo no ataque rubro-negro e ainda foi decisivo na conquista da Copa Mercosul. Isso porque, marcou três gols nos dois jogos da grande final, sendo dois na ida e um na volta.
Nesta mesma temporada, o atacante ficou marcado a história do time flamenguista por ter sido o primeiro jogador de linha a ter de atuar como goleiro no decorrer de um jogo pelo clube. Este episódio aconteceu no dia 11 de setembro, quando o Flamengo enfrentava o Gama, em uma partida válida pelo Brasileirão.
Isso só aconteceu porque o goleiro Clemer acabou sendo expulso por fazer uma defesa fora da área para evitar o gol do time de Brasília. Para substituir o arqueiro, Caio, havia entrado no decorrer do confronto, foi para debaixo das três traves, onde ficou por 10 minutos e não foi vazado. Este momento fez o atleta conquistar o carinho da torcida rubro-negra de maneira definitiva.
Após o final do empréstimo, o atacante retornou ao Santos, onde jogou entre 2000 e 2001. Posteriormente, ainda jogou no Fluminense até metade de 2002, período em que voltou para o Flamengo, mas por um período mais curto em relação a sua primeira passagem.
Na época de sua chegada, Caio foi a primeira grande contratação do clube rubro-negro que disputaria Copa dos Campeões daquele ano. Essa sua vinda só aconteceu porque o jogador aceitou uma redução do seu salário. Nesta segunda passagem, jogou oito partida, mas não fez nenhum gol.
Depois de ter seu vínculo encerrado com o Mengão, ainda defendeu clubes como o Grêmio, Rot-Weiss Oberhausen e encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional no Botafogo em 2005.
Caio é tricolor
ResponderExcluir