A curiosa amizade entre Bill Shankly e Matt Busby

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo/BBC

Matt Busby e Bill Shankly

Apesar de serem clubes que possuem uma rivalidade histórica, com rixa imensa entre as próprias cidades nas quais estão sediados, Liverpool e Manchester United possuem alguns traços em comum ao longo da trajetória que levou os dois protagonistas do North West Derby a serem os maiores clubes da Inglaterra. Uma delas está na importância de um treinador para formatar todo o pensamento das respectivas instituições. Bill Shankly, no caso do time de Anfield e Matt Busby, no de Old Trafford, são grandes responsáveis pelo ethos do que são os dois times e curiosamente, ambos eram amigos.

Bill e Matt nasceram em locais muito próximos na Escócia, assim como outro lendário treinador que era Jack Stein e suas criações trouxeram valores semelhantes que extrapolavam o campo de jogo. Carismáticos, ambos tinham pensamentos enraizados no trabalho em equipe e em princípios trabalhistas ligados diretamente a comunidade de mineração de onde vieram. Assim, apesar de rivais no campo, tinham grande respeito e amizade fora dele.

Tanto Busby quanto Shankly usaram dessa filosofia para reconstruir os clubes dos quais marcaram a história. O trabalho do treinador Red Devil, porém, teve um elemento muito mais complicado, já que o United teve Old Trafford literalmente bombardeado na Segunda Guerra Mundial. Busby reconstruiu o clube, sobreviveu a tragédia aérea de Munique e trouxe dias de glórias a Manchester com um time de muitos garotos. Shankly, por sua vez, modernizou o Liverpool e montou o alicerce para que o clube virasse o dono do continente europeu durante o período Bob Paisley. 

Já no extra-campo, Shankly proferiu lindíssimas palavras em tributo a Busby, dizendo que ele era "o melhor treinador que havia", afirmando que era o "maior que já havia vivido" e não apenas que ele pensava isso. Tecia vários elogios a forma de trabalho do comandante Red Devil, afirmando que ele tanto sabia usar os jovens, como fez com os Busby Babes, quanto também tinha um alicerce nos experientes. 

Do outro lado, não é segredo para quem viveu o período que Busby ficou completamente arrasado com a morte de Bill Shankly. O tratamento dado aos treinadores pelos ex-clubes foi bem diferente na época, já que Busby tinha um assento na direção do United e Shankly acabou sendo afastado do dia a dia do Liverpool para que Paisley tivesse mais autoridade. Há quem diga que Bill partiu de coração partido com o clube. 


Décadas depois de ambos terem falecido, tanto Liverpool quanto Manchester United ainda sobrevivem sobre os alicerces do que os dois homens construíram. Provavelmente, enquanto existirem, os dois maiores clubes ingleses sempre serão reflexos da filosofia e das conquistas que foram construídas por esses dois gigantes. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações