Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Há 24 anos, acontecia uma das maiores transações do futebol brasileiro. Denílson, um jovem meia-atacante, que atuava pelo lado esquerdo e estava na Seleção Brasileira disputando a Copa do Mundo de 1998, na França, era vendido para o Real Bétis, da Espanha, por US$ 32 milhões, a maior venda de um clube destas terras até então.
Denílson subiu para o profissional do São Paulo em 1994, apenas aos 17 anos, e brigava com outros craques, mas aos poucos foi ganhando uma vaga na equipe titular do tricolor. Aquela fase do Tricolor foi muito vitoriosa para a equipe e o jogador conseguiu se destacar junto com a equipe.
Com as grandes atuações, em uma constância altíssima, o atleta começou a ser chamado para a Seleção Brasileira, sua primeira convocação foi em 1996 e desde de lá se manteve presente por um bom tempo. Denilson continuou mantendo um alto nível, e a diretoria do tricolor sabia que seria muito difícil segurar o jogador por muito tempo no clube.
O ponta era diferente, tinha uma habilidade fora do normal, uma velocidade absurda e sempre dava perigo ao adversário pelas laterais. O jogador conseguiu desmontar a marcação com grandes dribles, um repertório altíssimo de lindas jogadas.
No meio da temporada de 1998, que é o final da temporada europeia, o jogador foi cobiçado por alguns clubes do outro continente, inclusive o Barcelona ficou muito próximo de contratá-lo, mas estava com a cabeça focada na Copa do Mundo, quando foi convocado e seria um jogador importante para aquele grupo.
Mesmo jovem, era um importante jogador, não era titular, mas era uma ótima opção para o segundo tempo. Durante a competição, seus empresários e o tricolor fizeram um acordo com o Real Betis, e o jogador acabou sendo negociado com o futebol Europeu.
Naquele momento, a contratação foi feita por US$ 32 milhões, uma quantia altíssima para o futebol brasileiro. O jogador se tornou a maior transação do Brasil. Porém, como todos sabemos, Denilson não foi aquilo que se esperava e mesmo continuando na Seleção, inclusive tendo sido campeão do mundo em 2002, convocado como jogador do Bétis.
0 comentários:
Postar um comentário