Com informações de Danilo Lavieri / UOL
Foto: reprodução
A Série A do Campeonato Brasileiro conta com 183 patrocinadores só nos uniformes dos 20 clubes participantes. O levantamento leva em conta as marcas que pagam para estampar as camisetas, shorts e meiões e também os fornecedores de materiais esportivos, mas não considera outros tipos de parcerias como placas de publicidade e uniforme de treino. Se tudo isso fosse levado em conta, o número ultrapassaria os 200. O levantamento foi feito pelo jornalista Danilo Lavieiri, em sua coluna no UOL.
O campeão do ranking é o Fortaleza, que exibe 17 marcas no seu uniforme nos dias de jogo. Há quem diga que esse tipo de ação confunde mais o torcedor do que exibe a marca, vários torcedores criticam o que chamam de "macacão de Fórmula 1".
De acordo com o levantamento da coluna, curiosamente, 11 dos 17 patrocinadores do Fortaleza também optaram por estar no uniforme do Ceará, o grande rival. A estratégia é consolidar a marca em um aspecto regional. Aliás, o Vozão é o segundo no ranking.
No ramo dos patrocinadores, as casas de apostas se destacam: 85% dos times fazem propaganda de empresas da área. Neste caso, os investidores priorizam a exclusividade nas camisas, sem a exibição de outro concorrente do setor no mesmo uniforme.
O cartão de TODOS é uma das marcas que mais aparece, com 13 parcerias e 11 aparições em camisetas. Botafogo, com a Champion Watch na manga e o programa de sócio torcedor no máster, e Red Bull Bragantino, com a New Balance e a Betpix365, além da própria marca que dá nome ao time, são os que menos têm patrocinadores. Os dois têm em comum o fato de receberem uma grande injeção de dinheiro por parte dos donos.
Confira o ranking:
Fortaleza - 17
Ceará - 16
Atlético-MG - 14
Coritiba - 13
Santos - 12
América-MG - 11
Corinthians - 11
Juventude - 11
Flamengo - 9
Fluminense - 9
São Paulo - 9
Goiás - 9
Cuiabá - 8
Internacional - 7
Athletico - 7
Avaí - 6
Atlético-GO - 5
Palmeiras - 4
Red Bull Bragantino - 3
Botafogo - 2
0 comentários:
Postar um comentário