Foto: Arquivo
Fillol defendendo o gol colchonero
Neste dia 21 de julho completa 72 anos um dos maiores nomes da história do River Plate e um dos grandes goleiros formados no futebol argentino. Ubaldo Fillol foi um gigante debaixo das traves, o primeiro nome do time argentino campeão da Copa do Mundo de 1986 e teve também passagens interessantes por Flamengo e Racing. Já mais velho, atuou também durante uma temporada no Atlético de Madrid.
Já era um jogador bastante experiente quando desembarcou na Espanha, Foi contratado pelos Colchoneros no início da temporada 1985/1986. Era jogador do Flamengo quando acabou negociado com o Atleti, chegando no início da temporada para ampliar a disputa com o espanhol Mejías, que vinha sendo o titular do time nas temporadas anteriores.
Apesar de ter chego como um "reserva", Fillol atuou bastante ao longo da temporada. No Campeonato Espanhol, acabou tomando a posição e se tornou o titular da equipe, atuando constantemente nas primeiras rodadas. Foi o titular na disputa do título da Supercopa da Espanha, vencida pelos Colchoneros. Em outubro, porém, se lesionou num jogo da Recopa Europeia diante do Bangor City e acabou deixando a vaga para Mejías.
Voltou a atuar somente em janeiro, quando passou a ser o titular em algumas rodadas seguidas de La Liga e seguiu como o goleiro e um dos responsáveis pela boa campanha do time na Recopa Europeia, onde o Atleti foi avançando até chegar a decisão. A final diante do Dinamo de Kiev foi seu último jogo defendendo o gol Colchonero, onde o time espanhol não resistiu a qualidade do ótimo time soviético, que venceu por 3 a 0 e saiu com a taça, num dia onde o goleirão argentino pouco pode fazer para evitar a festa do time de Kiev.
Fillol deixou o Atlético de Madrid ao fim da temporada, voltando a Argentina para atuar pelo Racing de Avellaneda. No total, atuou em 24 jogos pelo Atlético de Madrid, sofrendo, segundo números do Ogol, 28 gols pelo time Colchonero. Fillol ainda atuou até 1990, quando pendurou as luvas no Vélez, já com seus 40 anos de idade.
0 comentários:
Postar um comentário