Terceiro capítulo do bi: A polêmica vitória do Brasil sobre a Espanha na Copa de 62

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Vitória de virada colocou o Brasil nas quartas de final

Neste dia 6 de junho de 2022, se completam exatos 60 anos do terceiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 1962. Na ocasião, a Amarelinha bateu a Espanha pelo placar de 2 a 1, e dali, avançou às quartas de final do torneio.

O confronto entre a Amarelinha e a Fúria estava sendo válido pela última rodada da fase de grupos do Mundial, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar. O time Canarinho estava com uma vitória por 2 a 0 na estreia e um empate em 0 a 0 na segunda rodada da competição. Enquanto isso, a equipe europeia vinha de uma derrota pelo placar magro de 1 a 0 e um triunfo pelo mesmo placar no jogo anterior.

Com bola rolando, quem tinha o controle da partida e saiu na frente do marcador foi a Espanha. Aos 35' do primeiro tempo, os espanhóis balançaram as redes com Adelardo Rodríguez. O resultado parcial colocava os brasileiros em situação complicada dentro da competição, já que ainda na etapa complementar a Seleção Espanhola continuava melhor.

Aos 11' aconteceu o polêmico lance que envolveu o atacante Enrique Collar e o lateral esquerdo Nilton Santos. Na ocasião, o jogador da Fúria avançou pela ponta invadiu a área e foi derrubado pelo brasileiro. Porém, para ludibriar o árbitro Sergio Bustamante, a Enciclopédia do Futebol deu dois passos para fora da área e levantou os braços. Para a sua sorte, o juiz do caiu no conto e marcou falta. No lance seguinte, Joaquín Peiró marcou um golaço de bicicleta, mas o tento foi anulado por causas desconhecidas.

Após estes lances, o Brasil entrou definitivamente no jogo. Aos 27' , Zito toca para Zagallo, que faz um belíssimo cruzamento rasteiro vinda da esquerda e Amarildo manda um balaço de primeira para empatar a partida.


A virada brasileira veio na marca dos 41', quando Garrincha fez uma excelente jogada individual pelo lado direito, tirou dois marcadores, foi a linha de fundo e levantou na área. Amarildo subiu e cabeceou sem dar chances de defesa para o arqueiro espanhol.

Na sequência da competição, o Brasil eliminou Inglaterra nas quartas de final, o Chile nas semifinais e bateu a Tchecoslováquia pelo placar de 3 a 1 na grande decisão, se sagrando bicampeã mundial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações