Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Bellini levantando a taça de campeão do mundo
Há 64 anos a maior seleção do mundo levantava seu primeiro troféu da Copa do Mundo na Suécia. O Brasil se tornou campeão do mundo depois de algumas frustrações nos anos anteriores, e conseguiu se consagrar em 1958 com grandes estrelas do futebol mundial vencendo a Suécia, por 5 a 2, no Estádio Råsunda, em Sona, na região metropolitana de Estocolmo.
A Seleção Brasileira não entrava como uma das favoritas, até porque vinha de um fracasso em 1954 e do Maracanaço em 1950. Tinham equipes à frente, como a da Alemanha Ocidental, Inglaterra, União Soviética, que eram grandes times e tinham bons jogadores.
O Brasil ficou no grupo 4, um dos mais difíceis, pois também tinha a Inglaterra e a União Soviética, eram três equipes fortíssimas, além da Austrália. Mesmo em uma chave complicada, a seleção brasileira conseguiu se dar muito bem e classificou em primeiro lugar, com duas vitórias e um empate.
Aquela seleção continha jogadores de ótima qualidade e com o bom técnico Vicente Feola, que transformou aquele time muito forte taticamente, não só na individualidade. Foi nessa Copa que surgiu o 4-3-3, com o Brasil jogando dessa maneira.
O maior jogador de todos os tempos ainda não era titular na Copa do Mundo e na época não havia substituição, então Pelé não participou da primeira fase, apenas entrou na equipe nas quartas de finais contra País de Gales e fez o gol da classificação.
Nas semifinais, o Brasil derrotou a França em outra atuação fantástica de Pelé, que garantiu a sua vaga de titular e nunca mais saiu. A partida terminou 5 a 2 para a amarelinha, com três gols de Pelé, um de Vavá e um de Didi, que deram a classificação para o Brasil.
Na grande final, o Brasil enfrentou a Suécia que sediou a competição e tinha a torcida ao seu favor. Mas mesmo assim, não foi páreo a grande equipe brasileira que estava em um grande dia, principalmente suas grandes estrelas.
A Suécia começou melhor e mais empolgada, conseguindo abrir o placar logo no início com Liedholm. Com o gol, gerou uma euforia por parte da torcida e um medo por parte dos torcedores brasileiros, que pensaram que seria mais uma frustração, mas aos 9 minutos Vavá já empatou.
E Vavá foi responsável pela virada aos 34 minutos, dando a vantagem para o Brasil, que conseguiu ficar mais tranquilo na partida. No segundo tempo, Pelé ficou inspirado e conseguiu fazer o terceiro para a seleção e logo depois Zagallo fez o quarto, dando uma tranquilidade ainda maior.
A Suécia ainda conseguiu diminuir com o Simonsson, mas não adiantou de nada para a equipe, pois no final da partida Pelé marcou mais um e deu números finais à grande decisão da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira ganhava seu primeiro título mundial e deixava de lado o fantasma do fracasso dos outros anos.
0 comentários:
Postar um comentário