Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Juary fez o gol que deu o primeiro título de Liga dos Campeões ao FC Porto
Juary Jorge dos Santos Filho, popularmente conhecido apenas como Juary, está completando 63 anos de idade nesta sexta-feira, dia 16 de junho de 2022. O atacante passou pelo FC Porto, clube onde jogou por três temporadas e virou ídolo da equipe portuguesa já final da década de 80.
Nascido em São João do Meriti, cidade localizada na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o centroavante começou sua carreira como jogador no Pavunense e se transferiu para o Santos, equipe em que se destacou pela primeira vez. Depois do Peixe, ainda defendeu times como Universidád Guadalajara, Avellino, Inter de Milão, Ascoli e Cremonese.
Foi então, que na temporada 1985-1986, Juary chegou ao FC Porto. Pelos Dragões, disputou um total de três temporadas. Dados estatísticos do site besoccer.com, o atacante disputou um total de 54 partidas e marcou 16 gols. Um deles, foi o que deu o primeiro título de Liga dos Campeões ao time de Portugal na edição 1986-1987.
Na ocasião, os portugueses enfrentavam o Bayern de Munique na final, de virada. Juary saiu do banco de reservas foi o jogador que desequilibrou a partida que estava empatada até os 32' jogados da segunda etapa. Madjer havia igualado o marcador dois minutos antes do gol que sagrou o Porto o grande campeão europeu daquela temporada.
Depois de atuar no velho continente, voltou ao Brasil para defender equipes como a Portuguesa e chegou a ter uma segunda passagem pelo Santos. Encerrou a sua carreira como jogador de futebol no Moto Club em 90.
0 comentários:
Postar um comentário