Os 20 anos do primeiro título do Paulistão do Ituano

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O time do Ituano que foi campeão estadual, já na final do Supercampeonato Paulista

Há 20 um dos grandes times do interior de São Paulo conquistava seu primeiro título Paulista. No dia 12 de maio de 2002, o Ituano se concretizou Campeão Paulista batendo o América de São José do Rio Preto por 1 a 0. Naquele ano, a competição contou com algumas particularidades, uma delas foi o formato de pontos corridos.

O Paulistão é um dos estaduais mais competitivos, se não for o maior, mas em 2002 acabou sendo diferente e ajudou as equipes dos interiores. O campeonato foi disputado sem os grandes clubes do estado, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Portuguesa, São Caetano, Guarani, Ponte Petra e Etti Jundiaí (o nome da época do Paulista), pois esses times acabaram jogando o Rio-São Paulo.

Por conta desse fato, acabou ajudando as equipes menores a tentarem ganhar o importante campeonato Paulista e o Ituano se aproveitou muito bem desse fator. Mas além da ausência deles, teve outro fator diferente nesse ano, o pontos corridos foi aderido.

Tirando essas particularidades, o Ituano teve muito mérito da sua conquista, fez uma competição impecável do início ao fim. Participaram 12 clubes e todos se enfrentaram em dois turnos, o Ituano fez uma campanha de 61% de aproveitamento e jogou muito bem.

Em 22 jogos, o Itu fez 40 pontos com 11 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas, marcando 37 gols e sofrendo 26. O paulistão foi muito disputado, o União São João ameaçou roubar o título mas não conseguiu e ficou um ponto atrás, além do Rio Branco e Juventus que ficaram três pontos atrás.

A partida que deu o título para o Ituano aconteceu em 12 de maio de 2002 contra o América de São José do Rio Preto, no Teixeirão. Mesmo fora de casa, o Ituano conseguiu vencer por 1 a 0 e concretizou o título em uma partida duríssima, onde Silvinho fez gol apenas aos 40 minutos do segundo tempo.

Os jogadores que participaram daquela partida foram: André Luiz; Giuliano, Vinícius, Erivélton, Lúcio; Everaldo, Richarlyson (André Bocão), Élson, Tita (Silvinho), Basílio, Fernando Gaúcho (Lelo) e com o comando técnico do Ademir Fonseca.


O campeonato teve outra particularidade, mas dessa vez na parte debaixo da tabela, houve apenas um rebaixamento e o penúltimo disputou um play-off. A Mantonense foi a lanterna e a Portuguesa Santista acabou disputando contra o vice da A2, que foi o Francana, e acabou de livrando do rebaixamento nos pênaltis. O campeão da A2 que subiu foi o Marília.

Após o Paulista, ocorreu o Supercampeonato Paulista, com as três melhores equipes paulista no Rio-São mais o campeão paulista. Disputaram o São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Ituano. O Ituano eliminou o Timão e o Tricolor tirou o Verdão, na final do São Paulo bateu o Ituano. A FPF não considera o o tricolor campeão Paulista e, sim, o Ituano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações