Foto: Arquivo
Neste dia 30 de maio de 2022, se completam exatos 60 anos do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo de 1962. Na ocasião, a Amarelinha venceu a Tricolor pelo placar de 2 a 0, e a partir daquele momento, começa a sua caminhada rumo ao bicampeonato mundial.
Naquele ano, a Seleção Brasileira praticamente manteve tudo o que havia dado certo na Copa de 58. Houve duas pequenas mudanças na comissão técnica e apenas três jogadores foram substituídos. Djalma Santos, Mauro e Zózimo preencheram os espaços de atletas como De Sordi, Bellini e Orlando De resto, um total de 14 jogadores que haviam sido campeões na edição anterior do torneio, foram novamente convocados para representar o país.
Além de Brasil e México, o grupo 3 também contava com as seleções da Tchecoslováquia e da Espanha. Este confronto foi o primeiro da chave, já que tchecos e espanhóis se enfrentariam apenas no dia seguinte.
Apesar das grandes expectativas da torcida brasileira, que esperava uma goleada da atual campeã, acabou sendo frustrada por conta do goleiro Carbajal, que fechou o gol durante toda a primeira etapa. O resultado foi até comemorado pelos mexicanos, que viam o seu arqueiro disputando o seu quarto mundial consecutivo, em um dia inspiradíssimo.
Já na etapa complementar, o excelente quarteto de ataque da equipe Canarinho composto por Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagallo funcionou. O último abriu o marcador na marca dos 11'com Zagallo de cabeça, após excelente jogada do Rei. Mesmo com a vantagem, o Brasil aproveitou que o México continuou chamando para o seu campo e ampliou o placar com o camisa 10, que fez uma excelente jogada individual e matou o jogou aos 28' jogados. O placar de 2 a 0 persistiu até o final.
Na sequência do torneio, a Seleção Brasileira empatou com a Tchecoslováquia em 0 a 0 e bateu a Espanha por 2 a 1. Nas quartas de final, despachou a Inglaterra, o Chile e enfrentou novamente os tchecos na grande decisão. Desta vez, a Amarelinha venceu e se sagrou bicampeã do mundo de maneira consecutiva.
0 comentários:
Postar um comentário