Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Zezé Moreira foi um dos grandes treinadores brasileiros
Um dos grandes treinadores do século passado completa 24 anos da sua morte. Alfredo Moreira Júnior, mais conhecido como Zezé Moreira, que nasceu no dia 16 de outubro de 1908 e morreu no dia 10 de abril de 1998. O técnico e ex-jogador fez grande história no Brasil, mas também no Uruguai, ganhando dois títulos nacionais pelo Nacional.
A primeira passagem dele pelo Uruguai foi em 1963, quando ele saiu do Palestino foi para o Nacional e lá fez história. No primeiro ano, o técnico já conseguiu conquistar o elenco e mudar a filosofia do grupo. O time tinha um comportamento ofensivo, diferente da essência uruguaia.
Em 1963 o técnico conquistou seu primeiro título Nacional no Uruguai, com 15 vitórias, um empate e duas derrotas, mas mesmo com o bom trabalho ele deixou o clube. Zezé saiu do clube e ficou sem time por um ano,. até assumir o Vasco. O técnico ficou três temporadas no Brasil e logo depois retornou ao Uruguai.
Em 1968 ele voltou ao clube pelo qual fez história, mas também queria continuar o bom trabalho que deixou. Ele conseguiu, voltou e ajeitou o time, fazendo uma boa equipe para a competição Nacional novamente.
A equipe ajeitada pelo treinador conseguiu grandes resultados, começou o campeonato muito bem, mas não conseguiu o título. Na segunda temporada, o técnico manteve a equipe e sua forma de jogar e isso ajudou o elenco a fazer um campeonato mais regular.
Em 1969, o técnico fez o time manter a regularidade por mais tempo e com isso conseguiu conquistar o título Nacional mais uma vez. Zezé manteve a base do time e trouxe alguns reforços pontuais para poder melhorar o time e com isso conquistou muito bem o título, de forma invicta, com 16 vitórias e quatro empates.
0 comentários:
Postar um comentário