O centroavante Gaúcho e sua passagem vencedora pelo Flamengo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Gaúcho com a camisa do Flamengo, por onde fez muitos gols

Um dos ídolos da década de 90 do Flamengo, completaria hoje 58 anos. Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho, nasceu no dia 7 de março de 1964, em Canoas, Rio Grande do Sul. O centroavante foi revelado pelo Rubro Negro em 1984, mas acabou saindo cedo para atuar em outros clubes e voltou em 1989 para fazer história no clube.

O jogador ganhou rodagem quando saiu do Flamengo e voltou em 1989, depois de ter defendido pênaltis contra o próprio Rubro Negro em passagem pelo Palmeiras (é isso mesmo). Mas seu retorno ao clube da Gávea foi em um nível muito grande, se tornando titular da equipe rapidamente. Com um faro de gols, que pouquíssimos tinham, o atleta sabia o caminho das redes e começou ganhar moral com a torcida do Mengão por conta dos altos números de gols.

Logo nas suas primeiras temporadas, o centroavante já ajudou a equipe a ganhar títulos e taças importantes no cenário nacional. O Flamengo foi campeão da Copa do Brasil de 1990 e os títulos não parariam por aí.

Em sua segunda temporada, o atleta continuou evolindo cada vez mais e não parava de marcar gols. Em 1991, o Mengão foi campeão Carioca e com o centroavante Gaúcho sendo protagonista, se tornando artilheiro da competição, além do estadual, Gaúcho foi artilheiro da Libertadores e da SuperCopa da Libertadores.

Os bons jogos do jogador, chamava cada vez mais a atenção de todos e em 1991 o Boca Juniors levou o jogador por empréstimo para atuar em dois jogos importantes. A final do Campeonato Argentino, contra o Newell's Old Boys, a experiência não foi boa e Gaúcho saiu vaiado da Bombonera.


Em sua volta ao Flamengo, após o fracasso na Argentina, o jogador continuou em alto nível. Em 1992 ajudou o Mengão a ser campeão Brasileiro e foi o último título de Gaúcho pelo clube. Em 1993, o centroavante deixou o clube para jogar no Lecce, clube pequeno na Itália. Ainda defenderia Atlético Mineiro, Ponte Preta, Fluminense (onde foi campeão carioca, como reserva, contra o Flamengo, em 1995) e encerrou a carreira em 1996, pelo Anápolis.

Gaúcho fez 200 partidas pelo Flamengo, marcando 98 gols, praticamente um gol a cada dois jogos. Em 2016, o ex-jogador que já sofria com um câncer de próstata, acabou não resistindo mais e morreu no dia 17 de março.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações