Com informações do GE.com
Foto: reprodução
Suzanão foi vetador pela FPF
A Federação Paulista de Futebol (FPF) publicou uma portaria na terça-feira, dia 22, em que veta o uso do estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, nas competições organizadas pela entidade. O local vem recebendo os jogos do União Suzano na Série A3 do Campeonato Paulista e também deverá ser a casa do Ecus na disputa do Paulista da Segunda Divisão (equivalente à quarta divisão estadual), a partir de abril.
Segundo a portaria, o estádio "está vetado para jogos e qualquer evento esportivo profissional organizado pela Federação devido à falta de condições mínimas de segurança para receber eventos com duas torcidas", segundo apontado pela Polícia Militar.
A portaria diz que, para que o estádio seja liberado para competições da FPF, é necessário "que o clube providencie setor de torcida visitante com acesso e bilheteria exclusivos e isolados dos demais setores e envie um documento emitido pela Polícia Militar constatando que o equipamento tem condições de receber jogos com torcidas antagônicas".
"Com as adequações e o recebimento de tal documento, o estádio será considerado apto a receber jogos profissionais", diz a portaria, que é assinada pelo diretor executivo de competições da FPF, Fabio Moraes.
Aprovado com restrições - O laudo de segurança do estádio Suzanão, emitido pela Polícia Militar em 25 de junho de 2021 e cuja validade é de um ano, foi aprovado com restrições e faz várias menções ao setor visitante. O documento está disponível no site da FPF.
O documento cita que "o acesso da torcida mandante está localizado na mesma rua em que ocorre o acesso da torcida visitante, sendo que a distância entre os dois portões para acesso ao interior do estádio é de aproximadamente 50 metros, potencializando os riscos de confrontos entre torcidas antagônicas".
Entre as considerações feitas, o laudo também diz que "há necessidade de construir ou instalar barreiras físicas que impeçam o contato entre torcedores opostos, sendo que, sem tal solução, o estádio não poderá receber partidas com duas torcidas distintas".
Na ocasião, o laudo apontou como restrição e providência a ser tomada, em um prazo de 120 dias, justamente a instalação de barreiras físicas "que impeçam a circulação livre de torcedores no estádio, a fim de evitar contato entre torcedores visitantes e mandantes".
O que diz a Prefeitura - O município informou que a Secretaria de Esportes, diante do pedido feito pela Polícia Militar em ofício recebido no dia 8 de março, "promoverá a instalação de um novo portão com bilheteria para acesso de torcedores de equipes visitantes".
Segundo a Prefeitura, "a previsão é de que essa providência seja concretizada a tempo de o estádio estar disponível para os jogos da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A3 de 2022".
"Atualmente, o estádio conta com três portões de entrada e de saída, sendo que o acesso de visitantes não é o mesmo utilizado pela torcida mandante. Vale destacar que a administração municipal sempre prezou pela segurança do público e pela qualidade da infraestrutura colocada à disposição, haja vista que medidas são tomadas constantemente, principalmente nos dias que antecedem a realização das partidas", disse o município, por meio de nota.
União Suzano AC - Já o União Suzano disse, na manhã desta quarta-feira, que estava reunido com o secretário de Esportes Arnaldo Marin Júnior para solucionar a pendência. Até aqui, o estádio Suzanão recebeu sete jogos da equipe na Série A3 do Campeonato Paulista. O último deles foi no sábado, no empate em 0 a 0 com o Noroeste.
O União Suzano é o sétimo colocado, com 21 pontos, e está próximo de garantir a classificação para a segunda fase. O time precisa de pelo menos um empate com o Marília, no próximo sábado, às 15h, fora de casa, para conquistar a vaga sem depender de outros resultados. Mesmo em caso de derrota, a equipe suzanense tem boas chances de avançar na competição, devido à grande vantagem no saldo de gols que tem para a nona colocada Matonense.
0 comentários:
Postar um comentário