Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Um dos grandes atacantes italianos da década de 90, completa hoje 53 anos. Pierluigi Casiraghi nasceu em Monza, na Itália, no dia 4 de março de 1969. O centroavante fez história pela Juventus e Lazio, até ser contratado pelo Chelsea, que sonhava em se tornar um dos grandes times da Inglaterra e começava a investir, mesmo antes da chegada do russo Abrahmovic.
Em 1998, o atacante chegou ao clube inglês, que contratou bons reforços em busca do título da Premier League, mesmo em uma fase pré-mecenas. O jogador chegou por mais de £5 milhões, como uma grande promessa de gols para a temporada.
Casiraghi, também fazia parte da Seleção Italiana, tendo sido vice-campeão do mundo em 1994. Três anos depois, estava com moral em seu país, pois fez o gol que deu a classificação para seu time ir a Copa do Mundo da França, mas acabou ficando de fora da lista final do Mundial do treinador Cesare Maldini.
A sua temporada começou ruim, o jogador sentiu em sua chegada. Seus primeiros jogo, o centroavante não conseguiu marcar, mas mesmo assim a torcida e a diretoria mantiveram a confiança que essa fase iria passar.
O seu primeiro gol aconteceu no seu décimo jogo com a camisa dos Blues. A partida foi em Anfield e terminou em 1 a 1, o gol marcado foi de Casiraghi e era a esperança de primeiro de muito. Após o gol a confiança voltou por parte de todos e a alegria contagiava o ambiente do time, mas não durou muito.
Em novembro algo terrível aconteceu, no jogo contra o West Ham, Casiraghi teve uma dividida fortíssima com o goleiro Shaka Hislop e teve uma fratura em seu joelho esquerdo. Todos sabiam que a lesão era gravíssima, mas não imaginavam o rumo que ela iria tomar.
Por conta da lesão, o grande atacante foi submetido a mais de dez cirurgias para reconstruir os ligamentos e passou mais de 20 meses em recuperação. Mesmo após todos esforços e ajudas médicas, Casiraghi não conseguiu voltar a jogar profissionalmente e não teve outra escolha, foi obrigado a deixar os gramados em agosto de 2000. Com apenas 31 anos, o centroavante acabou deixando o futebol, por conta de sua lesão gravíssima.
Casiraghi fez apenas 15 jogos pelos Blues e marcou apenas uma vez. Após seu encerramento de carreira, o ex-jogador foi estudar para se tornar treinador e em 2002 foi contratado para treinar a categoria de base do Monza, clube de sua cidade natal.
0 comentários:
Postar um comentário