Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Makélélé passou pelo FC Nantes entre 1991 e 1997
Nascido em Kinshasa, maior cidade e atual capital da República Democrática do Congo, Claude Makélélé Sinda, popularmente conhecido apenas como Makélélé, está completando 49 anos de idade nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2022. Por isso, hoje iremos relembrar a passagem do volante pelo FC Nantes, que aconteceu entre os anos de 1991 e 1997.
Revelado nas categorias de base do U.S. Melun, Makélélé se mudou para Savigny-le Temple quando criança. Ele chegou a região sudeste de Paris junto com seu pai Andre-Joseph, que além de ser um jogador do Zaire na época, também era um entusiasta do futebol de seu filho.
A estreia do volante na Ligue 1 aconteceu em 1991. Entrou no FC Nantes com apenas 18 anos de idade. Chegou ao time principal após boas apresentações e teve a oportunidade de jogar na sua posição de origem na equipe titular.
Na temporada 1994-1995 fez parte do famoso time dos Canários que venceu o Campeonato Francês. Neste ano, Claude jogou ao lado de Patrice Loko, Benoit Cauet e Christian Karembeu e trouxe o sétimo título da Ligue 1 para Nantes, chocando a nação local.
Em 1995-1996, o time de Makélélé ainda conseguiu chegar nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. A equipe amarela e verde acabou sendo eliminada pela Juventus de Turim após perder o primeiro jogo por 2 a 0 e vencer o segundo pelo placar de 3 a 2.
Após 205 partidas, 12 gols marcados e um título conquistado, Makélélé encerrou o seu vínculo com o FC Nantes. Saindo dos Canários, o volante se transferiu para o Olympique de Marseille na temporada 1997-1998.
Na sequência de sua carreira, Claude ainda defendeu clubes como o Celta de Vigo, o Real Madrid e o Chelsea. Encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional aos 38 anos de idade, depois de passar pelo Paris Saint-Germain em 2011.
0 comentários:
Postar um comentário