Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Evair em sua fase pela Atalanta
Evair Aparecido Paulino, mais conhecido como Evair, completa hoje 57 anos. Nascido em Ouro Fino, no dia 21 de fevereiro de 1965, é um dos grandes centroavantes da história do Palmeiras, mas que começou fazendo sucesso no Guarani e logo após foi contratado para jogar o Atalanta, por onde fez muito sucesso e teve grandes parceiros no comando de ataque.
Em 1988, o jogador chegou na Itália, após grandes temporadas no Guarani, clube pelo qual foi revelado. O Atalanta naquele ano tinha acabado de conseguir o acesso a Série A e a diretoria do clube não mediu esforços para trazer reforços para melhorar a equipe em busca de ter uma grande temporada.
Em sua primeira temporada pelo clube, Evair já chegou fazendo muitos gols, ajudando a equipe italiana permanecer na parte do meio da tabela, sem correr riscos de ser rebaixado novamente. O centroavante acabou a temporada 1988-89 como artilheiro da equipe, mostrando que sua contratação foi certa.
Na temporada seguinte, o atacante brasileiro fez parceria com Claudio Caniggia, foi uma dupla de muito sucesso para o time italiano, com muitos gols e assistências dos dois jogadores. Mesmo com boas atuações, o Atalanta não conseguiu ganhar nenhum título, mas essa não era a projeção do clube, e sim ficar no meio da tabela, que foi feito pelo bom elenco.
Na temporada de 1990-91, a boa fase continuou para Evair, que manteve sua fase artilheira e ajudando a equipe do Atalanta. O Atalanta continuou sem brigar por grandes títulos, mas conseguiu fazer novamente uma boa campanha e o centroavante foi o artilheiro da equipe.
Aquela seria sua última temporada pelo clube italiano, que terminou com 89 partidas e 30 gols marcados. Evair foi contratado para o Palmeiras, clube pelo qual o atacante fez histórias e se tornou um dos maiores ídolos da equipe brasileira, sendo reconhecido até os dias atuais.
0 comentários:
Postar um comentário