Ênio Andrade e o grande feito de ganhar três brasileiros por clubes diferentes

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Ênio Andrade conquistou o Brasileirão por Internacional, Grêmio e Coritiba

Um dos grandes técnicos brasileiro do século passado completaria 94 anos. Ênio Vargas de Andrade, mais conhecido como Ênio Andrade, nasceu no dia 31 de Janeiro de 1928, em Porto Alegre, e foi em um dos time do Sul que o treinador venceu seu primeiro campeonato Brasileiro, na sequência conquistou pelo rival e finalizou ganhando no estado do Paraná, totalizando três títulos Brasileiros.

O seu primeiro aconteceu no Internacional em 1979, havia chegado há pouco tempo no clube e já conseguiu conquistar um título importante, com uma campanha brilhante. Ênio armou uma equipe difícil de ser batida e com muita qualidade, com isso o treinador conseguiu o último feito de ganhar o Brasileirão invicto, já tinha ocorrido 6 vezes, mas após o time gaúcho ninguém repetiu a grande campanha.

O time que venceu a final em cima do Vasco da Gama, em pleno Maracanã, com um público de mais de 58 mil pessoas, era: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Valdir Lima, Jair e Batista; Chico Spina, Bira e Mário Sérgio; com o grande comando de Ênio Andrade. Essa equipe bateu o Gigante da Colina, ganhando por 2 a 0 e no jogo de volta ganhou por 2 a 1, no Beira-Rio.

Após dois anos no Inter, o treinador foi comandar o rival Grêmio em 1981. E por lá não foi diferente, Ênio logo em seu primeiro ano venceu novamente o campeonato brasileiro, não teve a mesma campanha fantástica, mas no fim levantou a taça da mesma maneira.

O Grêmio enfrentou na final o São Paulo, outro clube fortíssimo, e a primeira partida foi em casa, pois o tricolor Paulista tinha melhor campanha. No jogo de ida, o tricolor gaúcho venceu por virada por 2 a 1 em um jogão. A partida final o Grêmio também venceu, mas dessa vez por 1 a 0, concretizando o segundo título Brasileiro de Ênio Andrade. O time comandado pelo grande técnico era: Leão; Uchoa, Newmar, De León e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Vilson Taddei; Tarciso, Baltazar e Odair.

O técnico ficou pouco tempo no Grêmio e logo depois se transferiu para o Náutico. Após o clube Pernambuco, Ênio foi para o Coritiba, clube que o treinador já conhecia, pois já havia trabalhado. Em 1985, o Coxa foi campeão Brasileiro, sendo o terceiro e último título Brasileiro do grande técnico.

Com uma campanha muito boa, Ênio se tornou o segundo técnico a ser campeão brasileiro por três times diferentes, o primeiro foi Rubens Minelli. O técnico conseguiu novamente montar um time competitivo, pronto para vencer e conseguiu pela primeira vez fazer uma final sem nenhum clube do famoso "G-12", que são chamados de clubes grandes.


A final ocorreu entre Bangu e Coritiba, no estádio do Maracanã, novamente Ênio voltaria ao grande templo do futebol brasileiro para levantar novamente o título Brasileiro. Essa foi a decisão mais difícil que o técnico passou, o jogo acabou empatado em 1 a 1 e foi decidido nos pênaltis, com vitória por 6 a 5.

Após os três títulos, o treinador continuou conquistando títulos por outros clubes, até troféus internacionais, mas não voltou a ganhar o Brasileirão. Em 1997, Ênio acabou falecendo, aos 68 anos de idade, por conta de complicações pulmonares.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações