Valdeir, o "The Flash", e sua passagem de altos e baixos na França

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Valdeir em ação pelo Bordeaux

Valdeir Celso Moreira, o Valdeir "The Flash", completa 54 anos. Nascido no dia 31 de dezembro de 1967, em Goiânia, começou sua carreira no futebol no Atlético Goianiense, e lá já surgiu seu apelido, por conta da sua velocidade. O atacante começou a brilhar no futebol, e foi transferido para o Botafogo, e com o sucesso no clube carioca, Valdeir recebeu a oportunidade de jogar na Europa. Foi contratado pelo Bordeaux, da França.

Em seu primeiro ano, o atacante acabou não se firmando no clube, a sua adaptação foi complicado, e o jogador chegou para resolver o ataque da equipe, junto com ele tinha Zinedine Zidane, Dugarry e Bixente Lizarazu. Valdeir tinha convocações diretas para a Seleção Brasileira, e chegou com destaque na França, mas acabou não rendendo.

Após o fim da primeira temporada, o jogador não se firmou e acabou sendo emprestado de volta ao futebol brasileiro, vindo a jogar no São Paulo. O atacante teve destaque no tricolor e conquistou títulos, chamando novamente a atenção na França, e logo após o fim do empréstimo, o Bordeaux pediu sua volta.

A partir daí, a vida do atacante muda na Europa. Com uma maturidade maior, o jogador conseguiu se adaptar ao futebol Francês, e começou a se firmar no ataque da equipe. Em 1994, o ano de sua volta, Valdeir fez grandes jogos, chamando a atenção da diretoria e dos torcedores.

O jogador continuo na próxima temporada no comando de ataque da equipe, com boas atuações, seguindo bem na equipe Francesa. Mesmo sem conquista de títulos, o jogador agradava a diretoria e a torcida, e conseguiu ajudar o clube a conquistar os objetivos no ano.


Na temporada de 1995-96, seria a última do jogador no clube, com uma passagem que começou conturbada, acabou em grande estilo, com o jogador sendo destaque do comando de ataque da equipe Francesa. Após o fim do contrato, o jogador voltou ao futebol brasileiro, vindo atuar em grandes times de seu país. Logo em sua volta, veio novamente para o Rio de Janeiro, mas dessa vez para defender o Flamengo. O atleta ainda teve passagens por Fluminense, Atlético Mineiro, Guarani, Inter de Limeira, Paraná Clube, Ceará e Vila Nova.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações