Sir Alex Ferguson comandando a Escócia na Copa do Mundo de 1986

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Alex Fergunson comandando a Escócia

Neste dia 31 de dezembro completa 80 anos um dos maiores treinadores da história do futebol, o gigante Sir Alex Ferguson. Com uma enorme história no esporte bretão, foi campeão de diversos torneios pelo Aberdeen, incluindo uma Recopa Europeia, antes de passar 26 anos no Manchester United e transformar o clube que era no máximo a terceira força do futebol inglês no maior campeão nacional e no indiscutível concorrente do Liverpool como maior do país. Antes disso, porém, ele treinou a Seleção Escocesa numa Copa do Mundo.

O trabalho de Ferguson no time nacional da Escócia começa como um dos integrantes da comissão técnica do time, numa época onde os treinadores não precisavam necessariamente deixar de treinar clubes para comandar seleções. O treinador era Jock Stein, mas ele acabou falecendo devido a um sério edema pulmonar ocorrido logo após um jogo das eliminatórias. A partir de então, Sir Alex assumiu o posto de treinador principal.

Ele assumiu o time ainda nas classificatórias diante da Austrália, que a Escócia venceu para conseguir a classificação ao mundial, após vencer em casa por 2 a 0 e segurar o zero no jogo na casa dos cangurus. A partir de então, Fergunson seguiu no cargo para comandar a equipe durante a Copa do Mundo de 1986, que ocorreria no México.

O grupo escocês na Copa do Mundo tinha Alemanha Ocidental, Dinamarca e Uruguai. Os comandados de Ferguson estrearam com derrota pelo placar mínimo para os dinamarqueses. Na segunda partida, em Querétaro, os escoceses até pularam na frente da Alemanha com gol de Strachan, mas acabaram tomando a virada com Voller e Allofs.


Na última partida da fase de grupos, uma vitória diante do Uruguai serviria para a classificação, mas o placar de 0 a 0 deu a vaga para a Celeste Olímpica. Ele então deixou o selecionado escocês e retornou ao Aberdeen, que tinha um outro treinador no comando do time enquanto ele esteve ausente. Recebeu convites de diversos clubes ingleses, incluindo até uma negociação com o Liverpool, mas ficou em Aberdeen até novembro, quando substituiu Atkinson no Manchester United. O resto é história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações