Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Rodrigues Neto com a camisa do Ferro Carril Oeste
Semana que vem um dos grandes laterais brasileiros faz aniversário, o José Rodrigues Neto, que nasceu no dia 6 de dezembro de 1949 em Galiléia, Minas Gerais. Neto, que teve passagens por clubes gigantes no futebol brasileiro e até pela Seleção, chegou para jogar na Argentina em 1978, e seu primeiro clube fora do país foi o Ferro Carril Oeste.
O lateral direito estava atuando pelo Botafogo, e já tinha passado por Flamengo e Fluminense, e as ótimas atuações levou Neto a seleção. E com isso o atleta recebeu proposta para jogar fora do país pelo Ferro Carril Oeste. O jogador chegou como uma grande contratação, com status de jogador da amarelinha e chegou para resolver os problemas do lado esquerdo da equipe argentina.
Neto não foi titular da seleção, jogou apenas 4 jogos, mas mesmo assim tinha um bom status por estar no grupo da Copa do Mundo de 1978. O lateral fez grandes atuações pelo clube e permaneceu no clube por quase três anos (1979-1981), e chamou atenção de um gigante brasileiro, o Internacional.
Com uma proposta boa, e de um time de seu país, o Ferro Carril não conseguiu segurar o atleta no clube, e Neto encerrou sua passagem. Voltando ao Brasil para jogar no Inter, mas não foi algo que durou muito, pois sua grande passagem pelo Ferro chamou a atenção de outro gigante, mas dessa vez o Boca Juniors.
Após uma temporada de volta ao Brasil, Neto se transferiu novamente para a Argentina, jogando por um dos maiores clubes do mundo, o Boca Juniors, mas também só ficou no clube durante um ano. E após a passagem fora do país, voltou para o Rio de Janeiro, local onde atuou por quase todos os clubes grandes do estado, e com grande história no Flamengo.
O lateral é um dos jogadores que mais atuaram pelo Rubro Negro, jogou 439 vezes, sendo o 13° que mais vestiu o manto do mengão. E foi o time em que o atleta encerrou sua carreira em 1990, após terminar, Neto tentou se arriscar como treinador mas não obteve sucesso. Dirigiu apenas dois times, o Moto Club e o São Bento.
Há dois anos atrás, o grande lateral esquerdo faleceu, no dia 29 de abril de 2019, aos 69 anos de idade. Neto sofria com diabetes e que ocasionou em uma trombose.
0 comentários:
Postar um comentário