Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo
O time do Bahia que acabou conquistando o título
Nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro de 2021, se completam 62 anos que o Bahia venceu o time do Santos em plena Vila Belmiro no primeiro jogo da grande final da Taça Brasil de 1959 e encaminhou a conquista do troféu nacional. Esta era a primeira edição do torneio, que foi o 'carro chefe' da Confederação Brasileira de Desportos, organizadora da competição que perdurou até 1968.
Nesse ano, o campeonato contou com 15 equipes que haviam conquistado os principais estaduais do país e a disputa já era no formato de mata-mata. Para chegar na decisão diante da Taça Brasil diante do Peixe, o Tricolor Baiano eliminou CSA, Ceará, Sport, Vasco ao longo de todo o torneio.
O primeiro jogo da final diante do poderoso time do Alvinegro Praiano, que contava com grandes jogadores como Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe, aconteceu no dia 10 de dezembro, no gramado da Vila Belmiro, em Santos. Nas arquibancadas do estádio Urbano Caldeira, haviam 23 mil pessoas para assistir aquele que seria o primeiro capítulo do confronto entre paulistas e baianos.
Na marca dos 15' de bola rolando, o Rei Pelé não desperdiçou a chance de colocar a equipe da casa na frente do marcador. Os visitantes naquela ocasião conseguiram chegar ao empate com Birirba, aos 26' do primeiro tempo.
Já na segunda etapa, o Tricolor conseguiu até virar o jogo com Alencar aos 12'. O time mandante ainda chegaria ao empate através de uma cobrança de pênalti por parte de Pepe nos 32'. Com o jogo já nos minutos finais, o resultado que era bom para o Bahia, ficou ainda melhor e mais satisfatório com um belíssimo gol anotado por Alencar, que balançava as redes santistas pela segunda vez naquele dia e dava a vitória ao Tricolor pelo placar de 3 a 2 em plena Vila Belmiro aos 44' da segunda metade do embate.
Nos outros dois jogos da final que foi decidida em três partidas, o Santos venceu o Bahia por 2 a 0 na Fonte Nova com gols de Pelé e Coutinho no segundo confronto, realizado no dia 30 de dezembro. O último embate aconteceu no estádio do Maracanã apenas no inesquecível 29 de março de 1960 para a torcida do clube baiano, quando viu sua equipe bater o Peixe por 3 a 1 e se sagrar campeão nacional pela primeira vez na sua história.
No balanço geral, o Esquadrão de Aço disputou 14 jogos ao longo de toda a competição. Somou nove vitórias, dois empates e três derrotas. O maior artilheiro da equipe e do campeonato foi o camisa 9 do Bahia, Léo Briglia. O centroavante balançou as redes adversárias oito vez durante o torneio.
Com a conquista, o Tricolor foi o primeiro time a conquistar o troféu da Taça Brasil e a garantir uma vaga na Copa Libertadores da América.
0 comentários:
Postar um comentário