Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo
Jogadores do Santos comprimentam a torcida: não se podia 'vacilar' contra aquele Peixe
Há exatos 54 anos, Santos e São Paulo tiveram de fazer um jogo de desempate para decidir que seria o novo campeão paulista no ano de 1967. Nessa ocasião, o Peixe levou a melhor no confronto e conquistou o 10º título estadual da sua história.
Na última rodada do segundo turno do campeonato, o Tricolor Paulista teve a chance de se sagrar o grande campeão da competição, em um clássico Majestoso diante do Corinthians. Neste jogo, o time do Morumbi estava garantindo o título até os 44 minutos do segundo tempo, mas acabou sofrendo um gol marcado por Benê, que igualaria o marcador e forçaria a "final" disputada no San-São.
Por conta do empate entre Santos e São Paulo, que ocupavam a liderança na tabela de classificação e somavam 21 pontos cada, estas duas equipes teriam que fazer um tira-teima para saber quem conquistaria o título do Paulistão.
Foi então, que no dia 21 de dezembro de 1967, Peixe e Tricolor se enfrentaram no Pacaembu para decidir o campeonato. Nas arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, tinham 43.627 pessoas para assistir ao clássico.
Nos minutos iniciais da partida, a equipe alvinegra conseguiu imprimir um ritmo muito intenso e logo aos 10', Edu abriu o placar para o Santos. Sem muito tempo para deixar o São Paulo assimilar o golpe, Toninho Guerreiro ampliou o marcador nos 12'. Apesar da grande movimentação no restante da primeira etapa, as equipes foram para o intervalo com a vitória parcial por 2 a 0 para o Alvinegro Praiano.
Já na segunda etapa, a partida continuou com algumas chances de gol para ambos os lados, mas o gol saiu apenas aos 43', marcado por Babá. Mesmo que o tento da equipe Tricolor tivesse saído nos minutos finais do jogo, o time da capital paulista tentou buscar o empate, mas acabou não tendo sucesso.
Após o apito final, o Santos conseguiu uma belíssima vitória pelo placar de 2 a 1 no Pacaembu e conquistou o título do Paulistão de 1967. Nos dois anos seguintes, o Peixe venceu a competição estadual e se sagrou tricampeão do torneio.
0 comentários:
Postar um comentário