Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Jogadores do Bangu dando a volta olímpica em 1966
Há 55 anos o Bangu se consagrava campeão carioca pela segunda vez e foi a última que o clube venceu a competição. Em um campeonato muito regular, o Alvirrubro foi premiado com o título, vencido em um jogo conturbado contra o Flamengo no Maracanã no dia 18 de dezembro de 1966.
Com mais de 140 mil pessoas no Maraca, a pressão estava enorme, pois na Véspera do jogo, o jogador do Flamengo chamado Almir declarou que não haveria volta olímpica alguma no Maracanã, a menos que fosse do Rubro-Negro. E mesmo com o título do Bangu, o time não conseguiu dar a volta olímpica.
Aos 26 minutos do segundo tempo, o Bangu já vencia o jogo por 3 a 0, e o próprio Almir, sabendo que o título já estava praticamente nas mãos do adversário, começou a bater nos jogadores banguenses e acabou gerando uma pancadaria envolvendo os atletas.
Por conta da pancadaria, o árbitro Airton Vieira expulsou cinco jogadores do Flamengo e quatro do Bangu, tendo que encerrar a partida. A briga acabou manchando a grande final, e mais ainda os atletas Rubro-Negro. O título alvi-rubro carioca tem um valor muito grande, pois foi a última vez que um time não pertencente ao G-4 do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) foi campeão Carioca.
Tirando a parte da pancadaria, quem foi ao estádio também viu o baile que o time do Bangu deu, vencendo o jogo por 3 a 0 e se sagrando campeão. Ocimar, Aladim e Paulo Borges (artilheiro do campeonato com 16 gols) foram os autores dos gols da partida. A campanha do alvi-rubro foi muito boa, no turno classificatório ficou em segundo lugar, apenas atrás do Flamengo. E no Turno final ficou em primeiro, a frente do Rubro-Negro com uma vantagem de 4 pontos.
O time do Bangu que disputou a final tinha: Ubirajara, Fidélis, Mário Tito, Luís Alberto e Ari Clemente; Jaime e Ocimar; Paulo Borges, Ladeira, Cabralzinho e Aladim. Foi esse o último time campeão carioca pelo Bangu. Aliás, uma curiosidade: campeão em 1933 e 1966, o Bangu chegou a fazer uma campanha sobre 1999, contratando até o já veterano Renato Gaúcho. Mas não deu certo.
0 comentários:
Postar um comentário