Com informações do Corinthians
Foto: José Pinto / Placar
Foto: José Pinto / Placar
O time do Corinthians bicampeão paulista em 1983
Nesta terça-feira, dia 14, a conquista do 19º título do Campeonato Paulista pelo Corinthians completa 38 anos. Com um time que contava com diversos ídolos como Wladimir, Sócrates, Zenon, Biro-Biro entre outros, o Timão derrotou o São Paulo por 2 a 1 no placar agregado da decisão de 1983 e conquistou o bicampeonato durante uma das fases mais importantes da história do clube, a Democracia Corinthiana.
Durante a primeira e a segunda fase de grupos, o Corinthians já demonstrava sua força e se confirmava como um dos favoritos à conquista do título. Foi o time que mais venceu com 19 vitórias, e somou um total de 50 pontos na primeira fase, além de liderar seu grupo na segunda fase com nove pontos em seis partidas.
Na semifinal, o Timão enfrentou o arquirrival Palmeiras e se classificou para a finalíssima com o placar agregado de 2 a 1. Após passar pelo rival alviverde, o Timão encararia outro grande rival na final: o São Paulo, mesmo adversário do título conquistado no ano anterior.
Na primeira partida da decisão, realizada no estádio do Morumbi, o Alvinegro derrotou o São Paulo pelo placar de 1 a 0, com gol de um dos jogadores mais influentes da época, Sócrates. O jogo de volta, também no Morumbi, terminou empatado pelo placar de 1 a 1, e o autor do gol não poderia ser outro jogador, que não o mesmo Sócrates.
Com o placar agregado de 2 a 1, o Timão conquistou seu 19º título paulista, se firmando como um dos maiores vencedores do campeonato. Além disso, esse foi o bicampeonato estadual do Corinthians em uma das épocas mais importantes da história, a Democracia Corinthiana, em que os jogadores conquistaram o direito de participação política dentro do clube.
0 comentários:
Postar um comentário