Por Ricardo Pilotto
Victor Rodrigues e Caio Davi Mendonça, ambos com 21 anos, apresentaram um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo, curso da Universidade Santa Cecília, de Santos, falando sobre o São Vicente AC, que em seu início se chamava Feitiço, em homenagem ao craque dos anos 20. Durante a entrevista, foi falado como foi fazer todo o trabalho, o que levou a dupla a escolher este tema, quais as etapas mais difíceis, as mais fáceis e outras situações.
Confira a entrevista na íntegra:
O Curioso do Futebol: Como foi fazer este trabalho?
Victor Rodrigues: No final das contas, muito gratificante. Tanto eu quanto o Caio sempre fomos apaixonados por futebol, e nós sempre imaginávamos produzir um projeto sobre. Vimos no São Vicente uma possibilidade de explorarmos uma história pouco exposta, e acredito que chegamos em nosso objetivo inicial.
O Curioso do Futebol: Você e seu parceiro são de São Vicente?
Victor Rodrigues: Eu sou de Praia Grande, mas o Caio é vicentino de nascimento. Nasceu e vive lá até hoje.
O Curioso do Futebol: O que motivou você e seu parceiro a escolherem este assunto?
Victor Rodrigues: A ideia sempre foi abordar algo relacionado a futebol. E o estalo para escolher o São Vicente AC partiu do Caio. Imaginamos muitos modelos de projeto, muitos produtos. Mas com o amplo acervo fotográfico que o clube possuía (muitas fotos inéditas), escolhemos o website nessa pegada de revista virtual.
O Curioso do Futebol: Qual ou quais foram as etapas mais difíceis de fazer no desenvolvimento do trabalho?
Victor Rodrigues: Conciliar as agendas dos entrevistados. Ter a possibilidade de realizar filmagens, fotos e entrevistas presenciais apenas no final do segundo semestre - em função da diminuição das restrições, também foi muito complicado.
O Curioso do Futebol: Por outro lado, quais foram os momentos de menor dificuldade durante este período em que esteve desenvolvendo o trabalho?
Victor Rodrigues: A abertura e disponibilidade do clube para a realização do projeto. Não tivemos nenhuma ressalva por parte deles.
O Curioso do Futebol: Qual foi o maior momento da história do clube?
Victor Rodrigues: Na minha opinião, a transição do amador para o profissional, em 2002. Grande presença da torcida vicentina na maioria dos jogos em casa, a novidade que era um clube da cidade disputando em um patamar profissional. Deu para perceber a empolgação da época apenas nos relatos que tivemos.
O Curioso do Futebol: Após o fechamento deste trabalho, se sentiu satisfeito ou achou que faltou algo para completar o projeto?
Victor Rodrigues: Muito satisfatório. Ver a gratidão dos torcedores, da diretoria e saber que a aprovação do trabalho foi fruto de muito esforço meu e do Caio, é algo que não tem preço. Acreditamos que ainda faltam coisas, pois é um projeto que existe possibilidade de continuidade.
0 comentários:
Postar um comentário