Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Fábio Rochemback chegou como grande promessa, mas não foi bem no Barça
Uma das grandes promessas da virada da década de 90 para os anos 2000 completa hoje 40 anos. O volante Fábio Rochemback, nascido em Soledade, Rio Grande do Sul, teve passagens por grandes clubes nacionais e internacionais. Logo no começo da carreira já chamou a atenção, e aos 20 anos foi contratado pelo Barcelona.
O atleta estreou no profissional em 1999 pelo Internacional, e chamou muita atenção com sua habilidade e a forma que batia falta, que lembra o estilo do lateral Roberto Carlos. No começo da temporada 2001-02, Fábio foi apresentado como jogador do Barcelona, onde iria atuar com grandes estrelas do futebol Mundial como o zagueiro Puyol, o atacante brasileiro Rivaldo, eleito melhor do mundo anos antes e que se consagrou campeão Mundial no ano seguinte.
O volante brasileiro chegou com destaque no clube catalão com passagem pela seleção brasileira, e foi contratado por 12 milhões de euros, um valor grande para época. Fabio vestiu a camisa 15 na temporada, e logo no primeiro ano de clube já atuou em partidas importantes pelo Barcelona.
Na primeira temporada o volante não ganhou nenhum título, mas ajudou a equipe a ficar em quarto colocado no Campeonato Espanhol, levou o Barcelona às semifinais da Champions League, mas também foi culpado pelo ruim desempenho do clube na Copa do Rey, onde foi eliminado na primeira fase.
Fabio teve uma temporada razoável, mas as coisas pioraram para o atleta brasileiro no próximo ano. O Barcelona foi ao mercado contratar jogadores e trouxe Saviola, Riquelme e Sorín, e com isso o volante começou a perder espaço. Ao longo dos meses foi deixado de lado pelo treinador e foi até treinar separado do grupo, e o desempenho do clube só piorou em comparação com o anterior.
O Barcelona já começou a pensar em usar o volante como moeda de troca e isso ocorreu na temporada 2003-04, onde foi por empréstimo jogar no Sporting de Portugal, e o Quaresma foi para a Espanha. Fábio saiu do clube catalão com 68 jogos disputados e 4 gols marcados.
0 comentários:
Postar um comentário