O mundo dos esportes evolui e, com ele, também o das apostas esportivas. Nesse sentido, as apostas em eSports são o verdadeiro passo na indústria de jogos online. Mas, como é que isso tudo começou? Na história dos eSports o primeiro passo teve seu verdadeiro ato fundador com a celebração, em 1980, do Campeonato Space Invaders, patrocinado pela marca Atari. O inesquecível anúncio da época dizia "A primeira 'Olimpíada Intergaláctica da Guerra do Espaço' acontecerá aqui, na quarta-feira, 19 de outubro, com uma duração aproximada de 2.000 horas. O primeiro prêmio será uma assinatura de um ano da revista Rolling Stone. O evento será documentado pelo repórter da Stone Sports Stewart Brand e fotografado por Annie Liebovitz. Cerveja grátis!”. O evento chegou a reunir mais de 10.000 pessoas. Já o próximo demoraria até quase duas décadas em chegar, e foi marcado com a chegada do Netrek. Este videojogo, precursor dos videojogos de hoje, mistura além de dois géneros protagonistas, o shoot em up e a estratégia em tempo real, permitindo competir até 16 jogadores ao mesmo tempo.
Primeiros torneios, primeiras estrelas
O popular First Person Shooter -em inglês- foi o protagonista do que é considerado o primeiro campeonato de eSports, o Red Annihiliation. Organizado pela empresa desenvolvedora de Quake, o mítico ID Software, foi ganho pelo jogador Dennis ‘Thresh’ Fong, que ganhou uma Ferrari 328 GTS. Fong pode ser considerado também como o primeiro profissional em eSports. Depois, com a chegada de novos videogames que poderiam fazer parte de uma liga ou competição -como Street Fighter, a série FIFA e Starcraft-, os primeiros torneios começaram a ser organizados ensinando, por exemplo, como ganhar dinheiro no gta 5 online. A princípio limitada a conexões LAN, os jogadores faziam parte de uma rede limitada, mas já com o surgimento da Internet em maior escala até chegar a esse verdadeiro fenômeno em escala global que são os eSports hoje.
Há diferenças
É claro que nem todos os videogames farão parte de uma competição de eSports. Para poder sê-lo, eles precisam ter uma narrativa diferenciada dos demais videogames e cumprir toda uma série de características. Por exemplo, devem permitir o confronto entre dois ou mais jogadores, devem ser elegíveis para fazer parte de um campeonato ou torneio, a competição deve ser regulada, garantir a igualdade de condições para os participantes e a vitória nesta só pode ser devido às suas aptidões manuais, táticas e estratégicas. E além dessas situações ou características para terminar de configurar todo o ecossistema dos eSportes, deve haver outras situações. Por exemplo uma a existência de ligas e torneios com as características acima descritas, uma massa crítica de adeptos e jogadores profissionais que acompanhem e participem nas referidas competições, exigindo serviços e produtos associados aos eSports, meios de comunicação que divulguem os acontecimentos e satisfazem a necessidades dos adeptos de informação e cobertura dos eSportes, marcas que patrocinam e financiam os campeonatos e as equipes e jogadores profissionais que os integram, empresas que desenvolvem videogames de eSports, que os suportam e os atualizam para responder às novas demandas e desafios na competição e nos jogos. Porque as apostas esportivas são o passo real na indústria de jogos online.
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